Quer parar de procrastinar? Aprenda este método!

Já percebeu que PROCRASTINAR envolve tantas emoções que inibem a ação? Como desenvolver o hábito de gerar mais resultados e ter disciplina com as tarefas?

“Simplifique processos e Multiplique a produtividade” (Surama Jurdi)

Já percebeu que a procrastinação envolve tantas emoções que inibem a ação?

Dificilmente há reflexão sobre as causas das emoções, o foco está presente nas consequências, o que “perdemos” ao estar adiando tantas tarefas. E, ao manter o foco na “emoção” e não na intenção de adiar é o que prejudica ainda mais na realização destas.

Procrastinar gera preocupação, ou seja, “pré ocupar” o tempo que é o aliado importante para quem deseja produtividade. Nesse aspecto, ao invés do pensamento ser preciso e direcionado, fica “vagando” por estímulos emocionais até a chegada de uma nova demanda, um novo alvo.

A solução para desenvolver o hábito de gerar mais resultados e disciplina com tarefas e compromissos é ter um método de trabalho que ajude a administrar os possíveis conflitos e otimizar seu dia.

Extraí o método abaixo do livro “Manual do Ceo – Josh Kaufman”:

Existem quatro maneiras para administrar as atividades da sua rotina:

1. CONCLUSÃO – Realizar a tarefa

Refere-se à lista de atividades importantes que programou, que somente você é o responsável por seu cumprimento. Um engano habitual é pensar que somente você pode realizar, existe outras maneiras de lidar.

2. EXCLUSÃO – Eliminar a tarefa

São atividades que não geram resultados, somente ocupam seu tempo. Aprenda a desapegar-se do desnecessário e aquilo que não agrega na sua vida.

3. DELEGAÇÃO – Incumbir outra pessoa da tarefa

São atividades que sabe que outra pessoa faria bem como você ou que é mais especializada para aquilo. Se não tiver uma pessoa, pesquise por ferramentas de trabalho que automatizem ou facilite a tarefa.

4. ADIAMENTO – Protelar a tarefa

Ter consciência do nível de importância e ordem que as tarefas devem ser realizadas, permite que gerencie da melhor maneira seu dia. Não há problemas adiar o prazo de uma atividade que não influencia na sua estratégia, até porque é essencial que sobrecarregar e/ou investir tempo em muitas coisas ao mesmo tempo.

Para aplicar o método, faça uma lista de todas as atividades e identifique cada uma de acordo com as especificações acima. Se não administrar o seu tempo, alguém irá fazê-lo por você priorizando as próprias necessidades; acredito que esse não é o seu desejo!

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa