fbpx

Quer equilibrar sua vida? Entenda suas polaridades!

Como seria a vida das mulheres sem homens e vice-versa? Como seria a vida se os dias não tivessem as noites? Se tudo fosse somente amor ou ódio? Ou somente inverno sem verão?

“Os opostos se atraem” (Autor desconhecido)

Os opostos se atraem, há quem diz que se completam e as Leis Herméticas, no princípio da polaridade clareia nosso pensamento a respeito desse assunto.

Segundo esse princípio, tudo é dual, tudo tem o seu oposto, a natureza é idêntica, mas em graus e manifestações diferentes. Exemplos: certo-errado, bem-mal, gordo-magro, luz-sombra, dia-noite, amor-ódio, etc.

Parece simples, identificar os polos que mencionei como exemplo, porém a “prática” de como gerenciá-los parece ser um tanto complexa.

Outra filosofia que embasa a questão da polaridade é o Taoísmo quando traz o conceito representado pelos símbolos Yin e Yang. Sendo, yin a energia feminina, passiva, intuitiva, representando a noite e yang, a energia masculina, razão, calor, sol e ação.

Como seria a vida das mulheres sem homens e vice-versa? Como seria a vida se os dias não tivessem as noites? Se tudo fosse somente amor ou ódio? Ou somente inverno sem verão?

A harmonia e equilíbrio da vida está no encaixe dos opostos, seguindo um fluxo de estados onde nosso pensamento, emoção e comportamento são congruentes com a vida que idealizamos.

Como podemos aprender a desenvolver esse equilíbrio?

Inicie a jornada pelo autoconhecimento, observando a sua relação ação-reação com os “opostos”. Compreenda os estados mentais e por quais motivos o termômetro está onde está.

Se conhecer, compreender e aceitar a realidade que independente de quem seja e o momento de vida, será natural ter a “dança” do equilíbrio, onde em alguns momentos você terá que dosar mais e em outra fase dosar menos para ser e ter o que quer.

“O oposto o traz para fora de si mesmo, o oposto quebra a sua prisão, o oposto faz com que você seja vasto” – OSHO.

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa