fbpx
Anúncios

Quer Empreender? Você tem esta Vocação?

Você se vê com uma formação excelente, muito competente em todas as funções que exerce, sempre bate suas metas, tem bom networking e principalmente tem uma Ideia Inovadora. Será que isto é suficiente?

Vou começar qualificando o que é ser empreendedor. Indivíduo que tem a iniciativa de começar novos projetos, mesmo enfrentando obstáculos ou dificuldades. Demonstra habilidades para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos. Algumas características comuns de um empreendedor: ativo, energético, dinâmico, persistente e arrojado. Desejável: Paixão na área de atuação, visão de futuro, coragem para assumir riscos e facilidade de expressão entre outras.

Gostaria que todos, neste momento, olhando para si, respondessem se realmente temos toda a qualificação necessária de um empreendedor. Acredito que teríamos dúvida na resposta. Eu creio que todos os dias, principalmente no cenário atual, inúmeras pessoas tendem a se arriscar num novo projeto ou se preferir novo negócio. E aí está a armadilha, pois nosso pensamento nos diz: temos uma formação excelente, sempre fomos muito competentes em todas as funções que exercemos, sempre batemos todas as nossas metas, temos relacionamento interpessoal, temos grandes amigos no mercado e o principal é que temos uma Ideia Inovadora.

E agora, será que isto é suficiente? Acredito que não. Primeiramente quero recordar uma palavra chave neste momento que é autoconhecimento. Nós nos vemos de uma forma que não necessariamente é o que realmente somos. Nossos talentos são inatos, assim como para quem é destro, escrever com a mão direita é absolutamente normal. Precisamos definitivamente procurar profissionais que possam, nos ajudar nesta nova empreitada. Nós empreendedores, se assim nos considerarmos, seremos a “cabeça” de um polvo e precisaremos de vários “tentáculos”. O que eu quero dizer com isso é que cada um tem talentos específicos. Precisaríamos de uma gama enorme de competências para conduzir este projeto ou negócio. Se tivermos a Ideia Inovadora que tal procurar nossos tentáculos?

Procuraremos um ou mais profissionais que tenham conhecimento em:

  • Ferramenta que possa medir nosso Quociente Empreendedor;
  • Ferramenta que possa mapear e avaliar nossas competências;
  • Ferramenta que nos mostre nosso estilo de aprendizagem;
  • Ferramenta para colocar nossa ideia de forma a transformá-la num Modelo de Negócio.

Temos que montar uma Rede Colaborativa de Valores em volta de nós. Pode ser que precisemos de um Investidor. Existem profissionais também para nos ajudar nesta Área. Enfim, tem espaço para todos. Cada um desempenhando e contribuindo com o que tem de melhor. Desta forma e juntos chegaremos mais longe e de forma sustentável. Não podemos achar que sozinhos conseguiremos fazer e colocar em prática nossa Ideia Inovadora.

Desde já me coloco à disposição para debatermos mais sobre o conteúdo deste artigo.

Até o próximo encontro!

Beth Kassis

bethfkassis@fitoy.com.br

⚙️ FiToy
Elizabeth Kassis é Engenheira de Produção com pós-graduação em Varejo, Administração Financeira e Orçamentária e Desenvolvimento Empresarial. Possui Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II. É Empresária e sócia da Fitoy, empresa de consultoria que atua com desenvolvimento de pessoas e organizações. Atuou como Executiva no mercado financeiro (ABN REAL, Santander, Bank Boston, Nacional e Banco Francês e Brasileiro). Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante 6 anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Mentoring, é Professora e Palestrante.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa