fbpx

Quer crescer? Pare de ser vítima!

Você responsabiliza os “Outros” pelos seus fracassos? Se vê incapaz e limitado de conseguir algo pela falta de habilidade, circunstâncias de vida ou passado? O pior inimigo que você pode ter é ser vítima de si mesmo.

O pior inimigo que você pode ter na sua vida é ser vítima de si.

E ser vítima é ter uma mentalidade que impede o próprio crescimento e fica a mercê das circunstâncias, além disso, estimula um modelo mental autodestrutivo que contribui para uma percepção negativa dos fatos cotidianos.

Existem duas maneiras de ser vítima:

  • Uma é quando responsabiliza os “Outros” pelos seus fracassos;
  • Outra é quando se enxerga totalmente incapaz e limitado de conseguir algo pela falta de habilidade, circunstâncias de vida ou passado.

Nos dois casos mencionados a propensão de criar e consolidar crenças limitantes são altíssimas, considerando que a crença é a sua verdade e estimuladora para o comportamento atual e a obtenção de resultados.

Não quero contrariar que de fato um dia alguém pode ter sido vítima, porém uma reincidência da situação e a forma como você lida podem estimular ou não essa mentalidade autodestrutiva.

Isso me lembra a máxima: “A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”.

Fatos infelizes vão acontecer em nossas vidas e tentar controlar as situações e pessoas é impossível. Nesse caso, desenvolva a sua capacidade de resiliência para superar e tome as rédeas da sua vida. Veja os fatos de forma mais objetiva e tome cuidado com as interpretações que dá aos eventos ocorridos, essas são as peças que estruturam a sua mentalidade para a vida. Lembre-se que é você quem faz acontecer os resultados desejados.

Todos os seus sonhos estão a um passo da sua zona de conforto, confie em você!

Grande Abraço!

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa