fbpx

Quem sou eu? Uma pergunta que todo líder deveria se fazer!

Olhar para dentro e lidar com emoções desconfortáveis é um grande desafio, mas sem isso perdemos a oportunidade de nos enxergarmos como realmente somos.

Quem sou eu? Uma pergunta que todo líder deveria se fazer!

Quem sou eu? Uma pergunta que todo líder deveria se fazer!

Olhar para dentro e lidar com emoções desconfortáveis é um grande desafio, mas sem isso perdemos a oportunidade de nos enxergarmos como realmente somos. Um líder que não procura se enxergar além das próprias camadas que vai adotando ao longo da sua carreira, e até da própria vida, perde assim grandes oportunidades de ter a sua equipe engajada, de corpo e alma, nos objetivos da empresa. Aliás, vale dizer que há tempos os resultados são limitados quando não se conquista, além da capacidade física e mental, o coração e a alma de uma equipe.

Eu compreendo que não é fácil mostrar as nossas vulnerabilidades, mas uma coisa que precisamos entender é que elas estão à mostra mesmo quando pensamos que ninguém está vendo. Talvez fosse possível escondê-las se a nossa comunicação dependesse apenas de palavras. Contudo, o que estamos sentindo reverbera muito mais em nossas ações do que a nossa boca é capaz de verbalizar.

O nome da minha coluna é Liderança Autêntica com Propósito, e não há como falar em autenticidade sem acolher todas as nossas partes, incluindo os problemas que enfrentamos. Ao contrário do que se pensa, reconhecer e acolher as nossas vulnerabilidades com autocompaixão, demonstra assim a nossa força de espírito. Reforça a nossa integridade e caráter, impulsionando, sobretudo, a nossa coragem que geralmente fica escondida atrás do medo. Ignorar ou rejeitar as nossas vulnerabilidades é o mesmo que permitir que o medo sequestre a nossa coragem. Lembre-se que CORAGEM é palavra de ordem em LIDERANÇA.

Com base nisso eu lhe pergunto:

  • Quando foi que você fez uma avaliação sobre quem você é de verdade? Isso abrangendo você de forma integral, com a sua luz e sombras.
  • Quando foi que tomou nota dos medos mais terríveis que te assombram, das suas feridas, das limitações e bloqueios que tanto te atrapalham?
  • Quando foi que você listou os seus sonhos e desejos, os seus recursos internos e externos, os seus valores, princípios, forças, dons e habilidades?
  • E quando foi que você escutou, de verdade, os impulsos da sua alma?

Todo líder precisa querer mergulhar na missão de se conhecer por inteiro, mesmo sabendo que esse é um processo contínuo.

A vida evolui de forma cíclica e assim também somos nós, mas para isso é necessário olhar para dentro com honestidade e investigar os nossos maiores medos, usando da compaixão para lidar com aquilo que nos assusta.

O olhar da sua equipe e das pessoas com as quais você convive também podem ajudá-lo nesse processo. Você já experimentou perguntar para essas pessoas sobre o que elas mais admiram em você? Já perguntou como você as inspira a serem melhores como pessoas e como profissionais? Já encarou o desafio de ouvir sobre os pontos que elas observam, em você, como ponto para o seu desenvolvimento e evolução? Atitudes simples e corajosas como essas construíram os melhores líderes que o mundo já conheceu.

Todos nascemos com um forte potencial para liderar e isso pode e deve ser construído a partir das nossas escolhas e atitudes diárias, mas, para liderar a alguém, primeiramente teremos que liderar a nós mesmos.

E você já se fez a pergunta que todo líder deveria fazer: Quem sou eu?

Se esse artigo fez sentido para você, então compartilhe e permita que outras pessoas tenham acesso a essas informações.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como liderar com autenticidade? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Gratidão!

Grande abraço e até o próximo mês.

Shirley Brandão
https://shirleybrandao.com.br/

Confira também: Aprenda HOJE MESMO Como Ser Autêntico com Nelson Mandela

 

Shirley Brandão acumulou mais de cem mil horas exercendo cargos de alta liderança ao longo de seus 31 anos de experiência. É administradora; Especialista em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey, Pós-graduada em Coaching, Liderança e Consultoria pela Organização Condor Blanco/Chile; Master Coach. Desenvolve programas personalizados para líderes utilizando técnicas de Coaching e Mentoring. É sócia-fundadora do Grupo Vivencial Eu Pleno – Terapia e Coaching Vibracional (Brasil/Atacama/Capadócia); Criadora do workshop online Viva Sua Melhor Versão; Facilitadora Internacional do Método Heal Your Life de Louise Hay; É sócia-fundadora do Workshop Outdoor Vivencial A Jornada do Propósito; Conferencista Internacional já tendo ministrado palestras em Londres e Nova York. Certificada MBTI Step I e II. Escritora, autora do livro O Caminho de Shanti – O Perdão Muda Tudo, Editora Hércules. Membro Honorífico da AILB – Academia Internacional de Literatura Brasileira ocupando a cadeira de número 183. Shirley atribui sua ascendência profissional à sua forte paixão pelo desenvolvimento humano. Seu propósito de vida é fazer as pessoas acreditarem que podem voar e assim fazê-lo à altura de seus sonhos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa