fbpx

Quem é você? Uma reflexão para a vida toda! 

Constantemente podemos ler, compartilhar e ouvir sobre autoconhecimento, em diversas fontes como livros, revistas, artigos, entrevistas, redes sociais, conversas entre amigos e palestras. Mas será que você já se perguntou: quem é você? 

Quem é você? Uma reflexão para a vida toda! 

Quem é você? Uma reflexão para a vida toda! 

Constantemente podemos ler, compartilhar e ouvir sobre autoconhecimento, em diversas fontes como livros, revistas, artigos, entrevistas, redes sociais, conversas entre amigos e palestras. Profissionais de todas as áreas têm algo a dizer ou sugerir sobre saúde mental, espiritual, emocional, psicológica e física.

Em minha área, ginecologia e sexologia, oriento as mulheres e/ou casais sobre anatomia, fisiologia, saúde feminina, a diferença entre resposta sexual de homens e mulheres. Falo de hormônios, vitaminas, hemogramas, glicemias e afins. Mostro fotos de úteros e ovários, desenho o ciclo menstrual, as curvas, os picos nos mínimos detalhes.

Vulva e vagina lindamente desvendadas e também admiradas em meu consultório para que as mulheres tenham mais aceitação de seus corpos, que como sempre digo, são belos, divinos e sagrados. Prevenimos doenças, tratamos queixas, descobrimos disfunções, falamos de autocuidado em saúde, sobre como qualidade de sono, atividade física, ingesta de líquidos e alimentação são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Quando recebo uma  mulher no meu consultório, ao invés de saber que tipo de doença tem aquela paciente, prefiro saber que tipo de paciente tem aquela doença. Olho para aquela pessoa e acolho. Com o meu olhar e o meu sorriso, com paciência e curiosidade, com compaixão e cuidado.

Ali ela vai desnudar o corpo e a alma. Vai me falar das dores e dos sabores que sente, gostando ou não. Vai me contar sua história de vida ou apenas a da doença atual, e ambas serão muito importantes para a minha condução, para o meu raciocínio. Deixo bem claro que estou ali para ajudar e cujo tratamento sempre é decidido a dois, médico e paciente. Quer seja uma mudança de hábito, quer seja uma cirurgia.

E pensando nestas mulheres, em uma reflexão sobre minha vida, eu me pergunto: quem sou eu?

Sou ginecologista sexóloga e escritora, com atuação em ginecologia regenerativa e endócrina. Pós graduação em uroginecologia e palestrante, colunista e podcaster. E?

– Sou um ser humano atendendo outro ser humano.

Portanto, também tenho minhas dores e dissabores, minhas alegrias e conquistas, meus acertos e meus erros transformados em aprendizados.

Principalmente sendo mulher, também lido com as cobranças, as multitarefas, o desejo interminável de cuidar do corpo e ver resultados rápidos, o balanço entre dieta e escapulidas, o caminhar na profissão ao lado da maternidade e os anseios de conquistas e crescimento que me são natos pelo sol em virgem.

Lido com a minha busca implacável pela perfeição e os anseios da alma que quer viver intensamente. Às seis da manhã sou o sol do meio-dia. Adoro música e cores. Risadas e café. Olho por fora, para dentro e através, e assim entendo que estou em constante aprendizado.

E que nessa busca pelo autoconhecimento, que citei no início, preciso admitir as inseguranças.

Deixar fluir a vida. Sem a necessidade do controle e da perfeição. Pedir ao meu cérebro que pause quando precisar. Não racionalizar os sentimentos e viver as sensações. Tanto as boas quanto as ruins. Deixar o ego de lado, pois pode nos cegar e nos desalinhar de nossa história. Falar verdade para os outros, mas principalmente para si mesmo. Saber que tudo tem um tempo certo para acontecer.

E mesmo que não seja no momento que eu desejo, saber esperar. Entender que medo e raiva fazem, de fato, parte do aprendizado da vida, olhar para as lições que trazem e deixar que sigam. Continuar a caminhada em paz. Viver o amor em sua plenitude.

Ter gratidão no coração pela dádiva da vida. Confiar nos planos de Deus e do Universo e saber que ser feliz é um propósito que todo ser humano deveria ter.

E você, já se olhou no espelho hoje e se perguntou: quem é você? 

Gostou do artigo? Quer conversar mais sobre esta reflexão sobre a vida e sobre quem você, de fato, é? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Prazer, Clarissa!

Clarissa Marini
https://www.instagram.com/clamarini/

Confira também: A Testosterona e a Mulher: Usar ou Não Usar?

 

Clarissa Marini é ginecologista, sexóloga e escritora. Especialista em Uroginecologia e Reposição Hormonal. Autora de Poetizando o Sexo e Inenarrável. É mãe, poeta e amante da vida. Formada há 17 anos, escuta e ausculta almas e corações de suas pacientes.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa