fbpx

Quem atua com Capacitação cresce com Educação Financeira

Se você atua na área de capacitação, a busca por aprimoramento não é uma opção, é uma obrigação. Como a Educação Financeira pode auxiliar nesse crescimento?

Quem atua com Capacitação cresce com Educação Financeira

Quem atua com Capacitação cresce com Educação Financeira

Para quem atua na área de capacitação, a busca por aprimoramento não é uma opção. É uma obrigação, caso contrário pode ter certeza de que haverá uma grande estagnação do profissional. Dentro desse contexto, e ampliando a questão, também existe a necessidade desses profissionais lidarem de forma inteligente com o dinheiro. Isto tudo mostra a importância de se aprender educação financeira.

Esse tema ainda enfrenta um pouco de preconceito por parte dos profissionais da área de capacitação, por diversos motivos, mas cito dois que acredito que são muito fortes. O primeiro é que as pessoas associam normalmente o tema à área de exatas, o que limita muito o grupo de profissionais interessados.

Por outro lado, muitas pessoas não veem relação com o tema, com o crescimento das pessoas, achando ser mais relevante conteúdos de coaching ou mentoria, por exemplo. Assim, afirmo de antemão, essas não são verdades.

Hoje, a educação financeira que é desenvolvida pela maioria dos profissionais habilitados sobre o tema é totalmente relacionada a comportamento e não com contas e números. Assim, envolve temas variados que são aplicados em uma capacitação, podendo ser implementado como apoio aos mais diversos campos do saber.

Além disso, o conteúdo de educação financeira trata de assuntos muito importantes atualmente, como sustentabilidade e sonhos. Lógico que pode envolver em parte a matemática também, pois, por vezes, são necessários cálculos e contas, mas o tema é muito maior que isso.

Mas como a educação financeira pode auxiliar os profissionais de capacitação a crescerem profissionalmente?

Como se pode observar, esse é um campo de atuação que traz grande complemento ao currículo. A área também possibilita que se passe a atuar em novas áreas, lembrando que esse tema já é realidade para várias empresas e deve expandir ainda mais.

A capacitação em educação financeira também traz a possibilidade de se tornar uma forma de ganho extra para os profissionais, que podem participar de projetos e ações relacionados ao tema, até mesmo fora do escopo profissional atual.

Por fim, o que eu considero o maior investimento, uma pessoa que tem educação financeira, coloca a vida financeira em ordem, começa a se planejar melhor e passa a economizar mais e realizar mais sonhos. A organização das finanças pessoais também permite que se tenha menos problemas relacionados ao dinheiro, diminuindo as preocupações e aumentando a produtividade.

Como se pode ver, ao buscar o aprimoramento em educação financeira um profissional da área de capacitação dará um grande passo em sua vida, podendo abrir um caminho totalmente novo para o crescimento profissional e à sustentabilidade financeira.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como se aprimorar em educação financeira? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Reinaldo Domingos
Contador e PhD em Educação Financeira
https://info.dsop.com.br/empreendedores-de-sucesso-franquia

Confira também: O Autoconhecimento e a Mudança na Vida Financeira

 

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa