fbpx

Quando uma Startup deixa de ser Startup?

O que o ecossistema de startups no Brasil pensam sobre quando uma STARTUP deixa de ser uma STARTUP? João Kepler fala sobre o assunto.

432
432

Ao longo das últimas semanas tenho conversado com diversos atores do ecossistema de startups no Brasil procurando entender o que eles pensam sobre quando uma STARTUP deixa de ser uma STARTUP.

Por incrível que pareça não existe um entendimento único, não existe um consenso, nem mesmo do conceito do que é uma Startup.

Por isso, resolvi compilar os melhores entendimentos e colocar aqui o que EU acredito e pratico.

O que é uma Startup?

É uma organização temporária, cujo objeto é o desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores de base tecnológica com potencial de rápido crescimento de forma repetível e escalável. Inclui o aperfeiçoamento de sistemas, métodos, modelos de negócio, de produção, de serviços ou de produtos, os quais, quando já existentes, configuram startups de natureza incremental, ou, quando relacionados à criação de algo totalmente novo, configuram startups de natureza disruptiva.

Quando uma Startup deixa de ser uma Startup?

A questão de ser temporária é porque ser uma startup é uma fase de extrema incerteza, que dura enquanto o negócio ainda não está com seu modelo estável, ou seja, ela deixa de ser uma startup quando encontra o Product Market Fit, o Channel Product Fit e o Total Addressable Market. Além disso, quando ela começa a distribuir dividendos aos acionistas e deixa de investir no seu crescimento e fazer novas rodadas, ela também deixa de ser uma startup.

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...