fbpx

Qual tem sido seu posicionamento nos períodos difíceis?!

A chave para transformar seu período sem frutos em crescimento está em ajustar a sua mente e a sua percepção para lidar com tais períodos difíceis.

Qual tem sido seu posicionamento nos períodos difíceis?!

Qual tem sido seu posicionamento nos períodos difíceis?!

Você já teve uma experiência de empregar grandes esforços num projeto, numa mudança, ou mesmo no seu trabalho, na sua empresa, numa relação pessoal ou profissional e, ao final do processo, colheu nada como resultado?

Trabalhou dia e noite, e nada. Investiu dinheiro, contratou serviço especializado, e nada. Colocou muita energia, praticamente toda a sua energia do momento, e nada. Começou de novo, e de novo, e mais uma vez, e nada. Reconheceu seus erros, suas fraquezas. Procurou maneiras criativas e inovadoras de lidar com elas, e nada. Fez cursos, coaching, fez inclusive terapia, e nada.

O nada já fez parte da trajetória de muitas pessoas que eu conheço. Acompanhando suas intimidades nos bastidores dos atendimentos, presenciei diversas iniciativas com planejamento impecável, imersos em mentorias, cercados de grupos de apoio. E ainda assim, o resultado final foi nada.

Afinal, qual a função do nada em nossas vidas?

Eu gosto de comparar esta experiência do nada com a experiência de um fazendeiro que acabou de perder toda a sua safra da temporada. Certamente ele experimentará uma avalanche de emoções com uma grande dose de frustração. Precisará encarar os desafios práticos decorrentes da péssima colheita. Correr o risco, inclusive, de comprometer sua capacidade de produção para a próxima safra. Ter que optar por reduzir sua capacidade produtiva ou mesmo produzir para outros agricultores até que se recupere. E assim possa voltar a cultivar sua própria lavoura.

Mas o que há de especial nesta analogia?

Um bom fazendeiro jamais deixa de ser fazendeiro por perder uma colheita. Perceba: eu destaquei um bom fazendeiro e não um fazendeiro. Isso porque certamente houve desistências no caminho. Mas o bom agricultor sabe que há inúmeros aspectos que interferem na sua produção. E, eventualmente, algum pode fugir ao seu controle.

Ele faz um bom diagnóstico do cenário, avalia possibilidades de solução. E, se conclui que nada pode ser feito, com muita resiliência ele cuida para que o solo não se empobreça, já pensando no seu próximo ciclo de plantio.

Na vida, deveríamos lidar com nossos desertos desta mesma maneira. Vivemos numa cultura tão exagerada que muitas pessoas, sem perceber, carregam expectativas altíssimas acerca de resultados. E quando não alcançam estes patamares, acabam não dando conta de lidar com a frustração e a fantasia de fracasso.

Nossas maiores forças geralmente surgem nos momentos de nada, onde o desconforto nos leva a superar obstáculos, desenvolvendo novas habilidades e aprimorando habilidades antigas. A chave para transformar seus períodos, difíceis e sem frutos, em crescimento está em ajustar sua mente e sua percepção de fato.

Entenda se a sua mente estivesse preparada para alcançar o resultado desejado, você já o teria alcançado.

Nosso maior desafio após longos períodos de escassez não é necessariamente sair da crise, mas sim tirar a crise de dentro de nós.

Qual tem sido seu posicionamento nos períodos difíceis?!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como tirar a crise de dentro de você e aprender a lidar com os períodos difíceis? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Sheila Berna
https://www.sheilaberna.com.br/

Confira também: O Perigo do Imaginário: Como está a sua imaginação?

 

Sheila Berna Author
⚙️ Sheila Berna
Sheila Berna é Psicóloga pela USP, Especialista em Orientação de Carreira pela USP, Master Coach pela FEBRACIS, Consultora e Palestrante. Com mais de 12 anos de experiência em atendimento individual, há 5 anos trabalha desenvolvendo lideranças e equipes. Residente do Vale do Paraíba, atuou em diferentes projetos da região assim como em São Paulo e Rio de Janeiro. Empreteca, apoia o movimento dos Empretecos do Vale do Paraíba, contribuindo para a organização de eventos relevantes ao empreendedorismo da região.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa