O tempo está se tornando um recurso cada vez mais escasso e, consequentemente, valioso. A cada dia que passa há mais possibilidades para gastarmos ou investirmos nosso tempo, podendo ser através do acesso a cursos gratuitos de Harvard, MIT, Princeton, Sorbonne, McGill, University of Tokyo e Australian National University (www.edx.org), cursos gratuitos de idiomas através do Duolingo (https://pt.duolingo.com/), até passarmos horas jogando Pokémon GO* (www.pokemongo.com), o já tradicional Candy Crush, ou assistindo aos vídeos engraçados do YouTube.
No início deste ano, no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça (www.weforum.org/agenda/2016/01/the-fourth-industrial-revolution-what-it-means-and-how-to-respond), foi abordado o tema da 4ª Revolução Industrial, a qual está vindo em uma velocidade muito mais rápida do que as anteriores. O impacto da inteligência artificial, um dos motores desta 4ª Revolução Industrial, a qual já está em andamento, trará significativos avanços na qualidade de vida, medicina e muitas outras áreas, porém a crescente automação irá gerar milhões de desempregados, acirrando, e muito, a luta por um emprego e a insegurança dos já empregados.
Neste novo cenário, onde os robôs e a inteligência artificial estarão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, o talento será cada vez mais um diferencial competitivo não só para as empresas, mas para as próprias pessoas, desde que estas saibam quais são seus talentos e, principalmente, como e onde usá-los.
Penso ser urgente a necessidade por autoconhecimento e entendimento de como cada um de nós pode se diferenciar e ser percebido como alguém necessário para a sociedade e imprescindível para uma empresa.
A Internet abriu uma infinidade de opções para alocarmos o nosso tempo, o qual é um recurso limitado. Como usamos nosso tempo faz uma grande diferença em nossa empregabilidade, satisfação profissional, segurança financeira e tranquilidade para surfar esta nova onda, com uma vista privilegiada deste novo mundo que surge ao horizonte.
A 4ª Revolução Industrial já está avançando em direção à praia como um tsunami, com velocidade e força assustadoras. Qual será sua próxima opção nas suas horas vagas, um curso gratuito em Harvard, aprender um novo idioma no Duolingo ou jogar Pokémon GO*?
Dicas:
- Conheça sua singularidade**, seus talentos únicos;
- Devolva para o mundo o que você faz de melhor, seja útil;
- Seja mestre em lidar com quem você é, seus forças e limitações;
- Encontre sua missão de vida, sente-se no banco do motorista da sua vida;
- Tenha uma atitude e estratégia para se diferenciar no mercado de trabalho;
- Planeje a conquista de sua paz financeira, especialmente importante para quem vive no Brasil;
- Invista tempo e dinheiro no seu desenvolvimento – quanto vale o seu futuro?
- A Internet é um fantástico recurso com infinitas oportunidades gratuitas de aprendizado;
- Pesquise sobre a 4ª Revolução Industrial;
- O seu futuro será reflexo direto de como você utilizar o seu tempo hoje;
- O tsunami está chegando, corra para encontrar a pessoa que você nasceu para ser.
* O jogo Pokémon GO já é uma mania em muitos países.
** Ferramentas de assessment podem ser de grande ajuda nesta jornada, como o DISC, por exemplo.
Participe da Conversa