fbpx

Qual o segredo dos grandes bilionários do mundo?

Você sabia que pode haver regras universais que servem a todos os que conseguiram alcançar o sucesso, medido por incríveis contas bancárias? Confira 10 destas regras baseadas em entrevistas dos maiores bilionários do planeta.

A revista Fortune é uma publicação que tem linha editorial focada nas conquistas e sucessos pessoais associados à acumulação de riqueza. Quem me conhece sabe que eu não adoto essa linha de pensamento para a minha vida pessoal, pois sempre defendi e defendo o equilíbrio entre o “ser” e o “ter”. Colocar só cifras monetárias como indicadores principais de bem-estar e felicidade acaba sendo uma distorção a que muitas pessoas se submetem (e se arrependem depois).

Porém, eu achei interessante e educativo este artigo assinado pela jornalista Patrícia Sellers, o que me leva a trazer este resumo aos leitores deste espaço. Em 30 anos de carreira, ela entrevistou os maiores bilionários do planeta e, segundo a jornalista, há como que regras universais que servem a todos os que conseguiram alcançar o sucesso, medido por incríveis contas bancárias. Ela organizou suas ideias em dez pontos que reproduzimos a seguir e, aos profissionais ligados ao desenvolvimento de carreiras e recursos humanos, eu deixo o espaço para comentários (sejam críticos ou aprovações).

1. Não planejar a carreira. A maioria das pessoas realmente bem-sucedidas não tinha qualquer ideia do que queriam fazer no futuro, quando ainda estavam na escola ou na faculdade. O segredo foi estar aberto a diferentes possibilidades e serem flexíveis nas escolhas.

2. Esqueça a escalada da carreira. Em um mundo imprevisível e dinâmico, quais serão os empregos ideais de amanhã? O fundamento é aguçar a visão periférica e procurar oportunidades, decidindo-se entre elas, ao invés de ficar preso a expectativas futuras.

3. Trabalhe com quem é melhor que você. Escolha trabalhar com boas pessoas que são mais competentes do que você é, pois isso vai estimular um aprendizado constante.

4. Faça cada tarefa como se fosse a última. Se gastar o tempo pensando sobre o que fará depois, você não vai conseguir competir com as pessoas inteiramente dedicadas ao que fazem.

5. Sempre considere como fazer melhor sua tarefa. Não tenha medo de tropeçar ao propor um caminho diferente para algo sair melhor. A mesmice mata a criatividade e a motivação em desenvolver um trabalho.

6. Seja curioso. É muito comum as pessoas começarem a derrapar na vida e a perderem oportunidades quando param de aprender, lembrando que a aprendizagem contínua não significa, necessariamente, que você deve voltar para a escola.

7. Seja simpático e agradável a todos. Conforme a pessoa envelhece, acumula amigos e relacionamentos. Lembre-se que alguém que hoje não se importa com você (ou nem tem relacionamento direto) pode ser importante amanhã? Não se deve queimar pontes; ao contrário, busque construir pontes para o futuro.

8. Ouvir mais do que falar. Seja interessado pelas pessoas, faça perguntas e escute atentamente. Ouvir alguém com cuidado e respeito é como um presente ao próximo.

9. Para liderar, conquiste seguidores. Liderança não tem nenhum valor a longo prazo sem seguidores no seu caminho. É preciso mostrar generosidade de espírito que faz com que as pessoas queiram trabalhar com você, porque elas sabem que você vai torná-las melhor.

10. Seja honesto e verdadeiro. Se as pessoas estão em uma trincheira com você, elas confiam em você para ajudá-las? Certifique-se de que elas tenham confiança por acreditarem na sua forma franca e verdadeira de se relacionar com elas.

Finalizando e resumindo: Se formos analisar toda essa receita em dois capítulos, teremos (a) O sucesso é ter o que você quer e aproveitar o que você tem; (b) Sucesso é ser amado pelas pessoas a quem você ama. E então, o que você acha de toda essa abordagem sobre o sucesso?

Mario Divo Author
Mario Divo possui meio século de atividade profissional ininterrupta, hoje estando dedicado à gestão de negócios e de pessoas. É PhD pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e MSc, também pela FGV, com foco em Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. CEO da plataforma MENTALFUT® e da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching. Ex-Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa