fbpx

Qual Lobo domina você?

Dentro de nós existem dois lobos, um lobo defende o amor, a generosidade e o otimismo o outro lobo defende o ódio, o egoísmo e o pessimismo. Que lobo você acredita que vem dominando em sua vida?

⏲ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Hoje trago para você uma estória indígena. Um ancião conversava sobre a vida com o seu neto e explicava que dentro de nós existem dois lobos, um lobo defende o amor, a generosidade e o otimismo o outro lobo defende o ódio, o egoísmo e o pessimismo. O neto intrigado com a colocação perguntou para seu avô: Qual lobo vence?  A resposta do ancião foi: O lobo que vence é o que você mais alimenta.

Que lobo você acredita que vem dominando em sua vida?

Temos o poder de escolher a vida que queremos e capacidade para fazer de tudo, desde que exista dedicação e determinação em alcançar a meta estipulada. Os lobos dentro de nós vêm facilitar ou atrasar os processos nos quais nos propomos. Gosto de pensar nessa metáfora dos lobos como sendo responsáveis pela nossa linha de pensamento e emoções. Esses fatores juntos determinam o seu padrão de comportamento e percepção do mundo.

Os lobos preferem viver em matilha e se fizermos uma analogia com nossa vida, gostamos e preferimos estar afiliados às pessoas. Quando convivemos em grupo vamos nos aproximando de quem temos afinidade e geralmente essas pessoas tem a mesma linha de pensamento que nós. Agora vamos refletir sobre qual lobo vem dominando nossas vidas, pois ele é quem escolhe a matilha na qual quer pertencer.

Pense o que o lobo que defende o amor, generosidade e otimismo pode fazer por você? Quais são os benefícios em alimentá-lo? E como seria viver ao lado de pessoas que também alimentam esse lobo?

Faça o mesmo exercício com o lobo que defende o ódio, egoísmo e pessimismo. Depois dessa reflexão você irá perceber quem está dominando e as possíveis ações que você pode tomar para controlar e estimular o lobo. Lembre-se de anotar todas essas ações, colocar prazos e ir checando as diferenças que estão trazendo para a sua vida.

Não existe uma regra de qual lobo é o correto a ser alimentado, eu prefiro alimentar mais o lobo do amor, com ele eu obtenho resultados melhores e positivos. E quando o lobo do ódio aparece, penso quais são as intenções positivas dele estar ali e o que eu devo fazer para controlá-lo.

Concluindo, pense qual é a sua estratégia de vida, o que você deve fazer para chegar ao seu estado de plenitude e qual lobo ajudará você chegar com segurança, estabilidade e com grandes emoções que lhe proporcionaram felicidade nessa jornada!

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa