Qual é o seu verdadeiro sonho?

Todos nós temos vontades, desejos, sonhos ou propósitos. Se eles ainda podem ser realizados, mãos à obra. Se passou, não se amedronte ao precisar adequá-los. O segredo para realizá-los é colocá-los em destaque.

Todos nós temos vontades, desejos, sonhos ou propósitos, como quiser chamar. Eu, na qualidade de empreendedor, sempre busquei priorizar meus sonhos, e nem todos consegui realizar. Meu maior sonho na juventude era ser jogador de futebol. Diferentemente, dos atuais jogadores que fecham contratos milionários, na minha época, a profissão era movida muito mais pela paixão. E, mesmo jogando relativamente bem e podendo ter uma carreira, não consegui realizar esse sonho.

Contudo, além desse, no início de minha carreira, um dos meus primeiros trabalhos foi em uma loja, na qual fui gerente. Optei por trabalhar lá e fazer o ensino técnico em contabilidade, e assim guardar dinheiro para estudar na cidade grande. Tinha traçado um plano e, apesar de surgir uma oportunidade para jogar em um time de futebol profissional do interior de São Paulo, com auxílio-moradia e algum tipo de suporte, eu precisei dizer não.

Eu tinha responsabilidades com a minha família, com o meu emprego e, principalmente, comigo mesmo. Além disso, alguns sonhos, infelizmente, têm prazo de validade, como o de ser jogador de futebol. Passei a jogar de maneira amadora e cheguei até a segunda divisão, e até hoje gosto de bater uma bola com os amigos. Além disso, procuro apoiar os três clubes esportivos que existem na minha cidade, Casa Branca, com uniformes e materiais e também para a construção das sedes. E, ainda, colaboro com uma escolinha de futebol, academia de judô, e recentemente, o time feminino de futebol de salão.

O ensinamento que carrego de tudo isso é o de que todo sonho pode ser readequado. E, assim como uma oportunidade passou pelas minhas mãos, eu sabia que outras, até mais importantes apareceriam novamente. Dizem que Deus fecha uma janela e abre algumas portas. Tente, ao se deparar com algum tipo de não conquista, olhar por outro ângulo e enxergar por novas oportunidades.

E quanto a você, qual é o seu verdadeiro sonho? Ele ainda pode ser realizado? Se sim, mãos à obra, vá em frente; se passou, não se amedronte ao precisar adequar o seu sonho. O segredo para realizá-lo é colocar o sonho sempre em destaque.

“Pobre não é a pessoa que deixa de ganhar recursos financeiros, e sim aquele que deixa de buscar por seus sonhos.” Esse sempre foi meu pensamento, meus sonhos podem até demorar, mas eu nunca desisto deles. E nesse momento, estou exatamente realizando mais um, que é o de disponibilizar conteúdos que podem ajudar profissionais de qualidade em suas empreitadas de sucesso. E você, questiono novamente: qual o seu sonho? O que você está fazendo por ele?

Reinaldo Domingos, PhD em Educação Financeira e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa