fbpx

Qual é o seu pulo do gato?

Todos temos um “pulo do gato”, um método ligado ao talento e às habilidades que adquirimos de acordo com nossas aptidões. E você, qual é o seu pulo do gato?

“Talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração” (Thomas Edison)

Uma vez ouvi uma metáfora sobre a expressão do “pulo do gato” que compartilho com vocês.

Havia uma disputa entre um tigre e um gato sobre o território. O tigre era sagaz por querer pegar o gato, mas sempre que havia a oportunidade o gato dava seus pulos extraordinários e conseguia deixar o tigre à deriva e frustrado.

Certo dia, o tigre cansado das suas falsas tentativas em caçar o gato, fez um contrato com ele, disse que pagaria para que o gato lhe ensinasse todos os pulos necessários, afinal, desejava ser muito bom em pulos.

Passou um tempo de treinamento, o gato ensinou-o muitos pulos e com a frequência sendo praticada, o tigre quitou o pagamento com o gato e teve a certeza de que agora é a hora de caçar.

Enquanto o gato contava o dinheiro, o tigre deu um pulo para pegá-lo, ao sentir a ameaça, o gato logo deu um mega pulo e foi parar em cima da árvore. O tigre indignado esbravejou, esse pulo você não me ensinou?! E o gato lhe respondeu: “Esse é o pulo do Gato”.

Essa metáfora faz pensar que todos temos um “pulo do gato”, que pode ser um método. Ao ter um método para realizar, planejar e conduzir metas e comportamentos, tudo se torna administrável e até mesmo simples com o decorrer da experiência.

Considerando também que esse “pulo do gato” faz jus a talento e às habilidades que adquirimos de acordo com nossas aptidões, por mais que ensinemos, ainda assim, parte da conjectura do outro em realizar o mesmo de acordo com o seu “modus operandi”.

Meu método em relação à condução de uma vida idealizada, é o alinhamento do meu propósito pessoal e profissional, com a minha visão de futuro, sendo alicerçada por valores morais importantes que conduz uma relação útil e prestativa com o meu meio. Após o alinhamento, fica evidente quais são os passos que preciso executar para que o “sonho” se torne uma realidade.

E você, qual é o seu pulo do gato?

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa