Anúncios

Qual é o seu hobby?

Desenvolver ou identificar um hobby pode ser importante para ampliar o leque de conhecimento para além do profissional.

327
327

O hobby é percebido popularmente como uma atividade para aliviar a tensão e “desestressar”.

Desenvolver ou identificar um hobby pode ser importante para ampliar o leque de conhecimentos para além do profissional. Você há de concordar comigo que, nada mais chato do que conversar com pessoas que só têm como tema as questões do trabalho.

Elas são suportadas quando estão em posição de liderança, mas não costumam agregar nada aos relacionamentos. Por isso, alguém com essa atitude coloca em risco relações familiares e sociais.

Qual foi a última vez que você fez algo novo pela primeira vez?

O fato de se dispor a conhecer novas áreas de interesse ajuda no processo de autoconhecimento, na ampliação da rede de relacionamento extrapolando os relacionamentos da própria empresa e, ou segmento de atuação.

Desenvolver hobby é também uma atitude que impulsiona as pessoas a saírem da zona de conforto profissional, ajuda a ampliar os horizontes e ideias, a fazer conexões entre diferentes realidades, a analisar os diversos aspectos de uma situação por ângulos diferentes e a criar novos cenários e perspectivas.

Em muitos processos seletivos para executivos, por exemplo, os aspectos da vida fora do trabalho são explorados justamente porque se entende que a pessoa que fica apenas concentrada na sua atividade tende a ser menos produtiva a médio prazo.

Conhecer novas atividades pode, inclusive, criar oportunidades profissionais ou inspirar mudanças de carreira. Não pense duas vezes em viver novas situações e inclua na sua rotina alguma atividade prazerosa que não tenha nada a ver com seu trabalho.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa