fbpx

Qual a “pílula mágica” para motivação, produtividade e engajamento dos colaboradores?

Mas afinal, há algum segredo ou pílula mágica que realmente pode tornar os colaboradores mais motivados, produtivos e engajados?

Qual a “pílula mágica” para motivação, produtividade e engajamento dos colaboradores?

Descubra qual é a “pílula mágica” que desperta a motivação, a produtividade e o engajamento dos colaboradores

Cada vez mais é frequente que as empresas selecionem pessoas alinhadas com a cultura e valores da organização. Os processos de recrutamento têm buscado traçar o perfil dos candidatos para que suas crenças, visão e valores sejam compatíveis com a cultura empresarial, assim é possível manter o clima organizacional alinhado também à cultura.

E uma das maneiras mais eficientes de manter esse clima é incentivando o exercício diário dos valores, crenças e visão da empresa junto aos colaboradores, que obviamente precisam exercitar e vivenciar também seus próprios valores. E para manter o alinhamento presente invista em autoconhecimento!

O autoconhecimento nos torna conscientes das nossas escolhas, desejos, caminhos percorridos e a percorrer, ao momento presente e o que sentimos em relação a ele. Sendo assim, o autoconhecimento nos torna autoconscientes. Já falamos disso nos dois artigos anteriores, confira abaixo…

O Aprendizado que a Pandemia deixará para cada um de nós!

Por que os melhores vendedores (e todos os bons profissionais) investem em autoconhecimento?

Mas afinal, por que colaboradores que exercitam o autoconhecimento são mais motivados, produtivos e engajados?

Em primeiro lugar é importante ressaltar que o autoconhecimento desenvolve em nós a capacidade de modular as nossas emoções e, consequentemente, isso contribui de maneira considerável nos nossos relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. E quando satisfeitos com nossos relacionamentos nos sentimos parte do ambiente em que atuamos, portanto mais engajados.

Por meio do autoconhecimento podemos desenvolver também o nosso equilíbrio emocional. Nos tornando mais calmos diante de situações estressantes, nos comunicando com mais empatia e respeito em momentos de opiniões diferentes, nos sentimos mais confiantes para a tomada de decisões (afinal sabemos das nossas qualidades e defeitos e sabemos previamente como lidar com diferentes situações). Esse estado de equilíbrio gera muito mais produtividade, pois não gastamos energia com coisas que nos desestabilizam.

Quem se conhece sabe fazer escolhas melhores! E vai saber também se a empresa em que atua faz parte dessas escolhas! Se a resposta for sim, a motivação, o engajamento e a produtividade estarão em alta!

E atenção!!! Muitos dos desligamentos de colaboradores das empresas acontecem por conta de relacionamentos mal resolvidos e  interpretações equivocadas entre as pessoas. O autoconhecimento favorece o nosso modo de relacionar com o outro. Então um líder que se conhece, por exemplo, tende a ser mais cuidadoso com as palavras e vai conseguir se comunicar de maneira a elevar o engajamento, a motivação e a produtividade dos seus colaboradores.

Assim como, aquele colaborador desmotivado também encontrará maneiras de gerir seus sentimentos diante de conflitos e encontrará formas de equilibrar suas emoções, em prol do seu propósito, que provavelmente está de alguma forma alinhado com o ambiente em que trabalha.

Enfim, o autoconhecimento permite que todos juntos encontrem o caminho para a sua melhor versão e isso vai levar a empresa a oferecer o que ela tem de melhor!

Invista no autoconhecimento da sua equipe e nos próximos artigos é justamente sobre isso que vou falar trazendo exemplos de como e porque algumas empresas e profissionais já vêm fazendo isso no seu dia a dia profissional!

Até lá!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como investir em autoconhecimento da sua equipe e despertar a motivação, a produtividade e o engajamento dos colaboradores ? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/

Confira também: Por que os melhores vendedores (e todos os bons profissionais) investem em autoconhecimento?

 

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa