Qual a importância do Planejamento de Carreira?

Planejamento. Só a palavra já assusta algumas pessoas. Tem gente que torce o nariz, outras tremem só em pensar, por achar se tratar de um bicho de sete cabeças, o que é uma grande inverdade!

4970
4970

Planejamento. Só a palavra já assusta algumas pessoas. Tem gente que torce o nariz, outras tremem só em pensar, por achar se tratar de um bicho de sete cabeças, o que é uma grande inverdade! Aliás, fazemos planejamento para tudo, às vezes até sem perceber: lista de compras do supermercado, orçamento do mês, o caminho que fazemos para o trabalho… é tudo planejamento! Planejar nada mais é do que organizar as suas ideias, estratégias e ações, para chegar ao resultado que você deseja atingir, deixando bem claro qual é o objetivo final, e o que deve ser feito para alcançá-lo.

Quando precisamos comprar pão, por exemplo: primeiro, saímos de casa, para depois decidir se vamos comprar pão? Ou decidimos, primeiro, que vamos comprar pão, para depois irmos à padaria? Isso é planejamento! E, se usamos para as coisas mais simples, por que não usarmos na nossa carreira? É ele que vai dar a base para a nossa jornada profissional, será o nosso guia. Se almejamos construir uma carreira de estrutura sólida, é por ele que devemos começar!

  • Primeiramente, você precisa entender e definir qual é o sonho, o seu maior objetivo: “Quero ser médico”, “Quero ser geógrafo”, “Quero ser filósofo”, “Meu objetivo de vida é sair desbravando o mundo”… enfim… definir o objetivo é essencial – porque, para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve! Agora, você pode estar pensando: mas eu ainda não sei o que eu quero! Calma, não se desespere, porque você não é o único! Muito pelo contrário: existem várias pessoas neste mesmo barco. Eu já estive – a dúvida é nossa companheira, viu?! E a vida é um aprendizado eterno! Então, deixo como sugestão: sua meta é encontrar o seu objetivo! E isso, já te adianto, pode não ser algo tão simples. Leva tempo (às vezes meses, às vezes anos…), é um mergulho profundo, e vai depender, exclusivamente, do seu empenho. Coloca no papel todas as coisas que você sente prazer em fazer, aquilo que você é bom em fazer, e as coisas pelas quais poderia ser pago para fazer. Quais conclusões pode tirar desta relação? E as suas experiências profissionais já vividas, o que te trouxeram?
  • Outra dica – que funcionou para mim – é ir por eliminatória. Lembra quando você fazia as provas na escola, em que as respostas eram de alternativa? Pois bem. Quando ficava em dúvida sobre uma questão, eliminava aquelas respostas que não tinham nada a ver primeiro, e, depois, escolhia entre as opções que pareciam mais corretas. Não era assim? Liste todas as profissões que você já se imaginou exercendo na vida (até aquelas que não têm nada mais a ver com você). Desta forma, você terá uma visão do que não quer. Funciona como um atalho, pois você elimina aquilo que não faz mais sentido atualmente.
  • Valores são a nossa visão de certo e errado, e guiam as nossas atitudes. Liste todos os seus valores – pessoais e profissionais, tudo o que for importante para você, o que lhe parecer correto. Com base nisso, analise todas as profissões listadas. E, tudo o que for contra eles, deve ser eliminado. Se deseja encontrar a sua realização profissional e pessoal, não opte apenas pelo lado financeiro. E negociar seus valores pode lhe custar caro…
  • Se você já tiver um objetivo em mente, pense: Em que ponto você está, em relação a ele? Perto, no caminho, longe? Onde e como você se encontra hoje? (ponto A, ponto de partida, chame como quiser).
  • Defina, clara e detalhadamente, onde quer chegar (ponto de chegada, ponto B…). Como se vê futuramente? Qual é a vida que deseja ter?
  • Quais são os obstáculos que você pode enfrentar até alcançar seu objetivo? É importante saber quais fatores podem te impedir de conquistá-lo. Assim, você não corre o risco de desistir na primeira dificuldade, e jogar seu sonho (e seu esforço) para o alto! Lembre-se: se você desistir, vai ter de recomeçar…
  • Quais são os seus pontos fortes? Como você pode utilizá-los para conquistar o que deseja?
  • Agora, vamos para as estratégias: o que você deve fazer para alcançar o seu objetivo? Como vai fazer para chegar lá? Precisará fazer cursos para se especializar? Quais? Onde? Como? Em quanto tempo? Quanto custam? O que um profissional da área faz? O que você gosta e o que não gosta? Qual atividade desempenha muito bem e gosta de realizar? Aqui entra a pesquisa: sobre a carreira, sobre o mercado, sobre as suas competências, sobre você. Reúna o maior número de informações que encontrar, e comece a criar as possibilidades dentro do que você quer.
  • Quais serão as maneiras que utilizará para mensurar seus resultados? Como vai saber se está agindo, efetivamente, para atingir suas metas?

Objetivo e estratégias estabelecidos? Agora, é a hora da ação! A regra é simples: foco + ação = resultado. Eleja, dentro das suas estratégias, qual é a mais importante e precisa ser realizada primeiro. Foque nela e aja! Um passo por vez, sem pressa. Geralmente, o que nos atrapalha é iniciarmos vários projetos ao mesmo tempo e, então, não conseguimos dar a mesma atenção para todos eles. Por este motivo, não concluímos nenhum, e acabamos perdidos. A vilã disso é a falta de foco.

Bem, agora que você já sabe por onde começar, que tal colocar tudo isso em prática? Quanto mais dedicação e empenho, melhores serão os seus resultados! E, claro, o planejamento de carreira não é algo engessado. Nossas ideias podem mudar, surgirem novas oportunidades, e aí entra a questão da flexibilidade. Às vezes, é preciso ajustar outros fatores para dar continuidade ao planejamento. Por isso, ele também precisa ser adaptável às circunstâncias e mudanças. O importante é deixar as ideias fluírem e fazer com muito carinho, afinal, não estamos falando de qualquer objetivo, mas, sim, do seu maior objetivo, seu sonho, sua realização! Organize suas ideias e aja! Tome o controle da situação, saia da zona de conforto! O céu é o limite. Mira na lua e vai!

⚙️ Busca Coach
Convidado Especial do Busca Coach é a coluna reservada especialmente para os melhores artigos dos membros inscritos no Busca Coach, o maior diretório de Coaches do Brasil. Obtenha mais informações sobre os benefícios desta nova plataforma, clique no link abaixo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...