fbpx

Qual a Importância da Amizade em Nossas Vidas?

Ninguém vive sozinho. Historicamente o ser humano sempre necessitou do contato social. Mas você sabe a real importância da amizade em nossas vidas?

Qual a Importância da Amizade em Nossas Vidas?

Qual a Importância da Amizade em Nossas Vidas?

Ninguém vive sozinho. Historicamente o ser humano sempre necessitou do contato social. Estar ao lado de pessoas é fonte de felicidade e bem-estar.

O ser humano é um ser social, precisa trocar, dividir, o que sente e deseja. A evolução é certa nessas condições, essa troca leva ao crescimento pessoal e a realização plena de todo o potencial de alguém. O desenvolvimento cognitivo, social e afetivo tem início desde a nossa infância e continua assim durante toda a nossa vida através também das amizades, até o fim com a morte.

A amizade pode surgir em qualquer ambiente, e é comum depois de um certo tempo a reflexão de que em que momento a amizade deu início e transformou-se em verdadeira. Ela faz bem para o coração. O amigo acolhe e nos afasta da solidão. O amigo nos ouve, sabe o que é essencial para nós e muitas vezes nos fala coisas que não queremos, mas sabemos no fundo que precisávamos ouvir.

É certo que o que define uma amizade é a confiança e a troca, é uma via de mão dupla.

Minha proposta é que você reflita quem são seus amigos de verdade. Você pode encontrar dificuldade em responder. Irá se espantar ao perceber que os verdadeiros amigos são poucos e que os demais são colegas. Quero que você reflita para quantas pessoas, de fato, você conta abertamente sobre sua vida: trabalho, família, casa, relacionamento.

Então aproveite o dia de hoje para rever um amigo, ligar, abraçar e se mostrar presente, deixe marcas positivas, converse sem formalidades, mostre seu coração e não precisa entender qualquer coisa da conversa ou tentar solucionar qualquer problema. Fale de você, de seus amores, sobre seus sonhos. Escute em que momento a vida do seu amigo doeu, fale sobre filmes e trilhas sonoras. Converse com seu amigo como se estivesse no quintal de casa sem gente apressada e buzinas do lado.

Não precisa ter roteiro. Improvise! Um assunto leva ao outro. E, se não tiver palavras, deixe o silêncio do seu amigo conversar com o seu silêncio, e sorria com amor e gratidão em ter um amigo do seu lado. Amizade autêntica é aquela que inclui as duas partes, e todas as partes dessas duas partes.

A gente tem mesmo que aproveitar a vida e entender que no final sobram poucos que realmente se importam e são essas amizades que a gente deve cuidar.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância da amizade? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Ercília Canali
http://www.erciliacanali.com.br/

Confira também: Como ser fiel em um relacionamento?

 

Ercilia Canali é especialista em desenvolvimento afetivo e profissional.Consultora de carreira para planejamento do Percurso Profissional diante da história de carreira e de vida, desenvolvimento de competências, transição de carreira e resiliência no ambiente de trabalho.Criadora do programa de atendimento Percurso Afetivo, metodologia de atendimento para mulheres, com foco na aprendizagem de lidar com sentimentos e superar acontecimentos como: infidelidade, traição, separação, dependência emocional, dificuldade de se relacionar, medo e solidão.Mentora de mulheres para resgate de Autoestima e Amor Próprio.Idealizadora e facilitadora do Círculo Afetivo, – encontro de mulheres com compromisso umas com as outras de apoio, respeito, escuta e conexão, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano.Certificada Professional Coaching, Self Coaching e Coaching Generativo, pelo Centro Nacional de Coaching – Cenacoaching; Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program Presential, – Analista Comportamental, em Flórida Christian University – FCU (USA); Practitioner PNL – Programação Neurolinguística, pelo Centro Nacional de Coaching – Cenacoaching; Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento de Consultoria Interna em Recursos Humanos pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP; MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FAAP. Graduada em Serviço Social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU; Membro do Grupo de Estudo e Trabalho dos Profissionais de Recursos Humanos das Agências de Publicidade de São Paulo; mais de 30 anos dedicados a área de gestão de Recursos Humanos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa