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No livro Quem pensa Enriquece (Think and Grow Rich) Napoleon Hill esclarece as 30 principiais causas do fracasso. A leitura dessa lista estabelecida por uma pessoa que estudou durante 20 anos as causas da riqueza é uma ótima oportunidade para reflexão. Selecionei seis causas para conversarmos nesse artigo:
- Falta de um propósito de vida definido. Não existe esperança de sucesso para quem não possui um objetivo central, uma meta definida. De cada cem analisados por Napoleon Hill, 98 não possuíam objetivos. Talvez essa seja a principal causa do fracasso;
- Falta de autodisciplina. A disciplina é fruto do autocontrole, ou seja, o controle das próprias qualidades negativas. Antes de controlar condições externas, você precisa controlar-se. Conseguir o autodomínio é uma das tarefas mais difíceis que existem. Se você não conquistar a sua natureza, ela conquistará você. A pessoa que você vê ao olhar-se no espelho tanto pode ser o seu melhor amigo como o seu pior inimigo;
- Formação insuficiente. A pessoa capacitada é aquela que aprendeu na prática o que precisou saber, sem violar os direitos alheios. Formação não é somente o conhecimento adquirido, mas também sua aplicação. Os trabalhadores não são pagos pelo que sabem, mas pelo que fazem com seus conhecimentos;
- Falta de persistência. A maioria das pessoas começa, mas não termina. Muitas desistem aos primeiros sinais de obstáculos. Nada substitui a persistência. Aquele que adota como lema a persistência descobre que o fantasma do fracasso finalmente se cansa e vai embora. O fracasso não consegue enfrentar a persistência;
- Falta de esforço concentrado. O “faz tudo” raramente é muito bom em alguma área. Concentre todos os seus esforços num objetivo definido;
- Hábito de gastar indiscriminadamente. O gastador não chega ao sucesso por causa do medo da pobreza. Habitue-se a economizar sistematicamente uma porcentagem do que ganhar. Uma conta bancária fornece uma boa base de segurança e dá coragem na hora de negociar o preço dos serviços. Sem dinheiro o individuo tem de se dar por feliz com o que lhe é oferecido.
Um dos conselhos mais antigos é “Conheça-te a ti mesmo!”. Para vender bem é preciso conhecer a mercadoria. O mesmo vale para o marketing de serviços pessoais: conheça os seus pontos fracos, para que possa compensá-los ou eliminá-los; conheça os seus pontos fortes, para que possa destacá-los. E lembre-se: as pessoas só conhecem a si mesmas por meio de uma análise minuciosa.
Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
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