fbpx

Quais competências são as mais importantes na hora de contratar?

Foi-se o tempo em que somente o diploma pendurado na parede era sinônimo de competência e um anel de formatura no dedo era status e sucesso, ou que o nome da faculdade era o suficiente para dar vantagem a candidatos em disputa por uma vaga.

Na última semana eu realizei uma pesquisa nas redes sociais com o objetivo de instigar os participantes a pensarem sobre as competências que são valorizadas no mercado na atualidade e sua respectiva ordem de importância, na perspectiva deles e não de quem contrata.

E embora a pesquisa tenha sido informal, fiquei surpreso ao ver não apenas o número de pessoas que responderam, quase 500 de forma espontânea, mas ao constatar que para a maioria as habilidades são ainda mais importantes do que a experiência e muito mais importante que sua própria formação.

O resultado da pesquisa (ver pesquisa abaixo) apenas confirmou uma tendência que já é vista e vivida no mercado como um todo, principalmente no Digital. Os estereótipos dos colaboradores mudaram, as empresas mudaram e as profissões estão mudando, por isso, inevitavelmente os requisitos para nortear uma contratação não poderiam ficar estagnados no tempo.

Foi-se o tempo em que somente o diploma pendurado na parede era sinônimo de competência e um anel de formatura no dedo era status e sucesso, ou que o nome da faculdade era o suficiente para dar vantagem aos candidatos em uma disputa no mercado.

O que as empresas buscam? Resultados! E para isso, é preciso mostrar track record.

Resultado da Pesquisa:

  • 49% votaram em Habilidades e Experiência;
  • 42% votaram em Experiência e Habilidades;
  • 8% votaram em Experiência e Formação;
  • 1% nas demais opções.

Veja alguns comentários dos participantes, muita gente registrou seu ponto de vista em porque defender a opção 3 e 6 da pesquisa, as mais votadas:

“Experiência e habilidades! Apesar de considerar a formação essencial, somente ela sem experiência para poder aplicar em situações/negócios diversos é pouco. E sem habilidades, especialmente de relacionamento, liderança e com pessoas, formação e experiência não são suficientes, pelo menos para consultoria, mentoria e vendas, por exemplo”. Viviane Faustini.

“Sem dúvida a 6! A educação formal infelizmente é focada na maior parte em conhecimento, muito pouco em habilidades e zero em atitude e experiência. As pessoas são contratadas por sua formação, mas são demitidas por suas atitudes!” Mark Pinheiro.

“Primeiro é preciso conhecer/mostrar o que se faz ou pode fazer. Posteriormente apresentar o que já se fez com tais habilidades”. Antônio Torres.

“Item 6 — a formação acadêmica tradicional está muito defasada para o serviço a ser contratado na questão acima.” Daniel de Freitas Machado.

“Depende do formato de exigência para a vaga: você só pode ter habilidade em atividades, você pode ter experiência em qualquer coisa. Como foi colocado quais os tipos de vagas estão abertas, pressuponho que a empresa já quer pessoas com conhecimento e neste caso o correto seria a 6. — “Teria que ter experiência na área e aptidão para cumprir a tarefa específica com um determinado nível de destreza.” Mas se a empresa quer pessoas para formar, o correto seria a 3, “bastando ter habilidade e neste caso iria adquirir experiência dentro da equipe”. Alessandro Caliu.

“Estudaria seu perfil no LinkedIn, um pouco sobre a sua empresa e buscaria informações sobre o que é exigido nos seus processos seletivos. Vejo a importância do estudo do cenário para aplicar de forma assertiva. Quanto ao meu olhar crítico e feeling, acredito muito que as habilidades que levam à efetivação da experiência exitosa. Você pode ter a experiência, mas se ela não for executada com a habilidade correta, possivelmente, os resultados não serão satisfatórios.” Bianca Babiere.

“3) As habilidades e a experiência. A ordem poderia ser a inversa, pois as duas são intrinsecamente conectadas. Temos certas habilidades natas, mas outras são adquiridas e desenvolvidas com a experiência.” Rodrigo Guedes.

“Uma característica primordial em comum para um excelente profissional nessas áreas citadas: Consultor, Coach, Sales (um bom vendedor), Mentor, Developer, Biz Dev, ou Gestor de Comunidade; é a experiência. Ter vivência, principalmente no lidar com gente, entender o comportamento humano, e saber lidar com todo o tipo de situação (boa ou ruim) vêm com o tempo. Quanto mais fracassos e experiências de grandes dificuldades vencidas, melhor será esse profissional. Portanto, eu escolho a opção 6. A Experiência e as Habilidades.” Fred Melo.

[Pesquisa]

Se eu te pedisse apenas DUAS COMPETÊNCIAS (levando em consideração a ordem de importância) para apresentar em um currículo resumido para aplicar a um serviço ou um job para minha empresa, qual a ordem e prioridade você colocaria neste mini currículo?

  1. A Formação e as Habilidades;
  2. As Habilidades e a Formação;
  3. As Habilidades a Experiência;
  4. A Formação e Experiências;
  5. A Experiência e a Formação;
  6. A Experiência e as Habilidades.

* Serviços a serem contratados: consultoria, coaching, sales, mentor, developer, Biz Dev, ou gestor de comunidade.

Fique à vontade para escolher apenas uma das opções acima baseado no que VOCÊ acredita (na SUA perspectiva) ser mais importante para análise.

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa