fbpx

PULA PARA 50: Por mais Representatividade Feminina

A campanha “Pula pra 50” tem como objetivo aumentar a representatividade feminina na política para 50%. Num país onde as mulheres são mais de 50% da população, o número de mulheres que ocupam cargos de vereadoras, deputadas e senadoras no Brasil não chega a 15%.

PULA PARA 50: Por mais Representatividade Feminina

Pula pra 50: Por mais representatividade feminina

Em ano de eleições, nos deparamos mais uma vez com o desafio de elegermos cada vez mais mulheres. E termos mais representatividade no legislativo e executivo deste país. Uma campanha lançada este ano pelo Grupo Mulheres do Brasil me chamou bastante atenção. É algo que conclamo todos os leitores dos meus artigos a apoiar.

A campanha intitulada “Pula pra 50” tem como objetivo aumentar a representatividade feminina nos cargos eletivos da politica brasileira para 50%. Num país onde somos mais de 50% da população, o número de mulheres que ocupam cargos de vereadoras, deputadas e senadoras em todo o território nacional não chega a 15%.

Para tanto, o comitê de Políticas Públicas do GMB criou uma Carta compromisso na qual as candidatas se comprometem com causas que sejam prioritárias para as mulheres como saúde, educação, violência…

Apesar de haver uma lei que garante cota de 30% de candidatas mulheres, há inúmeros casos de candidatas fictícias ou que apenas emprestam seus nomes para cumprirem a cota. Por isso, o comitê criou um Aplicativo o @APPARTIDARIAS no Twitter para manter os eleitores atualizados nas eleições.

De acordo com o GMB:

“A presença de mais mulheres na política trará benefícios para todos os setores da sociedade.”

Num país com tamanha desigualdade e problemas sociais, é inquestionável que as mulheres são agentes de transformação quando lhes é dada oportunidade para mudar a sua realidade, da sua família e da sua comunidade.

Segundo o site do GMB:

“O Brasil possui baixo índice de representatividade feminina em cargos eletivos. Em relação ao Poder Legislativo, ranking elaborado pela organização Inter-parliamentary Union classifica o Brasil em 132º lugar quanto ao porcentual de mulheres no Parlamento, dentre as 190 posições existentes. O Brasil possui representação feminina parlamentar abaixo das médias mundial (de 24,3%), e do continente americano (de 30,6%).”

Quer conhecer mais sobre esse projeto e juntas construirmos um país com mais mulheres nos representando? Acesse o link: Pula pra 50 – Grupo Mulheres do Brasil

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância de aumentar a representatividade feminina na politica brasileira? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Cris Ferreira
https://soucrisferreira.com.br/

Confira também: Resultado da pandemia ou uma mudança inevitável? 

 

Cristiane Ferreira é Coach formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, Professora da Fundação Getúlio Vargas com cadeiras em Liderança, Coaching, Inteligência Emocional, Técnicas de Comunicação e Empreendedorismo, Palestrante, Empresária do setor de Educação desde 1991, Graduada em Letras pela UFMG e Pós-graduada em Linguística Aplicada pela UFMG, MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Formada em Inglês pela University of New Mexico, EUA, Apresentadora do Programa Sou Múltipla, Fundadora da Associação das Mulheres Empreendedoras de Betim, Ex-Presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federaminas (2014/2016), Destaque no Empreendedorismo feminino, recebeu vários prêmios entre eles o “Mulheres Notáveis – Troféu Maria Elvira Salles Ferreira” da ACMinas, troféu Mulher Líder, “Medalha Josefina Bento” da Câmara Municipal de Betim, “Mulher Influente” do MG Turismo e o “Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais”, Comenda Amiga da Cultura da Prefeitura Municipal de Betim.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa