fbpx

Sabia que você pode ser violento e não percebe?

E acredita que seus comportamentos não são violentos mas, na verdade, estão fazendo um estrago e deixando um rastro de desestabilização emocional.

Psicopatia: Sabia que você pode ser violento e não percebe?

Psicopatia: Sabia que você pode ser violento e não percebe?
E acredita que seus comportamentos não são violentos mas, na verdade, estão fazendo um estrago e deixando um rastro de desestabilização emocional.

Nos últimos tempos tenho observado o alto índice de Burnout (CID11) dentro das organizações de um modo geral percebo que os líderes estão colocando uma venda nos olhos para não ver ou estão fazendo parte.

Este meu artigo é para chamar a atenção de todos os líderes sem exceção a olhar o que está acontecendo em volta, o quanto está se deixando contaminar por pessoas tóxicas ou o quanto ele mesmo pode estar sendo tóxico.

Durante os meus 35 anos de trabalho em organizações passei diversos momentos em que acreditava que eu era incompetente. Perdi a autoconfiança, a autoestima, me sentia tensa, minhas pálpebras mexiam sem controle, não conseguia dormir, relaxar, vivia retraída, triste e uma sensação de menos valia. Achava que não era boa, não saber separar meus problemas pessoais quando entrava no trabalho, por sofrer ameaças, por não estar cumprindo as metas como exigidas e em um momento era um excelente colaborador e no outro só fazia coisas erradas.

Para esses “gestores”, olhar para as necessidades das pessoas, que na minha opinião não o eram e sim eram “chefes” – comando, controle, punição, medo. Se a pessoa tem medo de mudar de emprego por causa do salário ou por algum benefício que tem se torna pior, pois a pessoa se aproveita. E se tem pessoas que coadunam com esse comportamento, potencializam, aumentam e a liderança escuta ou se aproveita para manipular, sem questionar piora o quadro.

Estou aqui refletindo o quanto essas pessoas possam ser consideradas psicopatas – sem emoção e sem empatia, borderlines – instabilidade e hipersensibilidade ou narcisistas – nutre uma paixão excessiva por si mesmo e ninguém é tão bom quanto ela.

“Segundo especialistas, de 1 a 3% da população apresenta características de psicopatia. Isso significa que 1 em cada 30 pessoas podem ser diagnosticadas com o transtorno, tendo, no total, 6 milhões de psicopatas no Brasil.” (Zenklub)

“Segundo estudos e pesquisas, 10% dos gestores são psicopatas” (Simon Croom, Revista Fortune, 2021)

Outro elemento importante é as pessoas acreditarem que violência sejam apenas aquelas em que tenham gritos, verbalização grosseira e/ou físicas, desrespeitem valores, diferenças, mas a violência velada é altamente utilizada em todas as esferas. Algumas das violências que já observei e/ou vivi, a saber:

  • O líder ou a gestora e o superior se dirige a sua assistente e não você;
  • Ignora sua presença;
  • Deixa suas mensagens no vácuo;
  • Não coloca você a par do que está acontecendo;
  • Critica seu trabalho a todo momento;
  • Fala por trás, sem chance de você se defender;
  • Cria situações para passar por cima;
  • Cria uma situação para desestabilizar emocionalmente a pessoa;
  • Em reuniões se utiliza de expressões faciais com cinismo, desdenho, caras e bocas;
  • Persegue inclusive quando você vai à toalete e não leva o celular;
  • Que envia mensagens depois do horário e nos finais de semana;
  • Líder não tem maturidade para estar na posição e vai pelo que o outro fala;
  • Tem crenças rígidas que acredita que só com punição e castigo o outro vai melhorar;
  • Desmerece o esforço da pessoa, pois nunca está bom para ela;
  • Abuso de poder;
  • Assédio ascendente, quando o líder e alguns colaboradores se coadunam para prejudicar uma pessoa.

Vocês viram no início do artigo que agora esses comportamentos são considerados responsabilidade da empresa. E fazem parte da saúde ocupacional, tem um CID e as empresas sofrem sanções.

Enquanto tivermos pessoas que valorizem esses comportamentos, teremos cada vez mais pessoas doentes e que não queiram mais trabalhar nas organizações em geral.

Todo ser humano precisa de reconhecimento, se sentir pertencido para poder trabalhar com motivação.

Como ter uma liderança espiritualizada sem consciência, sem ser congruentes com as necessidades/valores universais.

Líderes de plantão, vocês são de fato responsáveis pelas pessoas as quais estão sob sua gestão. E que talvez ainda não saibam que um dia vocês serão chamados pela sua consciência para dar conta dos estragos e rastros deixados nos caminhos de suas vidas.

Para quem sofre ou já sofreu, meu convite é evitar sentir raiva, querer vingança, pois você fica preso a dor e como disse Nelson Mandela, Martin Luther King, Mahatma Gandhi, são pessoas que precisam de compaixão. Quando você deixa a dor ir embora você abre um espaço para coisas boas na sua vida acontecerem e, segundo o livro da Inteligência Positiva, qual a dádiva está por trás da tragédia?

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre Psicopatia e os comportamentos violentos que podem passar despercebidos? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.

Um grande abraço,

Wania Moraes
http://www.waniamoraes.com.br/

Saiba mais sobre as principais características da Psicopatia. Clique aqui.

Confira também: Como se constrói uma Organização de Valor?

 

Wania Moraes Troyano possui MBA em Gestão de Negócios e Coaching, Pós-Graduada em Dinâmicas dos Grupos Administradora de Empresas e Pedagoga, com mais de 30 anos com sólida carreira corporativa em empresas multinacionais e em cargos de gestão e assessoria executiva. Foco em Desenvolvimento Humano, especialista em CNV-Comunicação Não Violenta, Coach em Resiliência, Profissional, Vida e Executivo, Neurocoaching, mentora e supervisora para líderes e coaches, com mais de 1000 horas em processos de Coaching. Facilitadora de Grupos. Especialista nos assessments de Estilos de Liderança e Resiliência. Palestrante e Facilitadora de Grupos. Facilitadora em Barras de Access – Expansão da Consciência. Co-autora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Capítulo Quantos Antes Melhor! Programa Mulheres Poderosas, na alltv.com.br, todas as terças-feiras, 15h00 às 16h00. Voluntária em programas de Jovens Aprendizes.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa