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Como fazer o público acreditar na sua mensagem?

Tema dos mais importantes na vida de qualquer empresário, gestor ou liderança, diretamente ligado à proposta de valor oferecida pelos produtos ou serviços levados ao mercado. Como é possível fazer o público-alvo acreditar na sua mensagem?

Proposta de Valor: Como fazer o público acreditar na sua mensagem?

PROPOSTA DE VALOR:
Como fazer o público acreditar na sua mensagem?

Amigos leitores, neste mês eu quero explorar um tema dos mais importantes na vida de qualquer empresário, gestor ou liderança, algo que está diretamente ligado à proposição de valor oferecida pelos produtos ou serviços levados ao mercado. Em outras palavras, como é possível fazer o público-alvo acreditar na sua mensagem de proposição de valor?

Primeiramente, como sempre faço, vamos à fonte na qual encontramos as evidências e os experimentos que darão base a esta postagem. Há muitos anos, eu acompanho o trabalho do MECLABS Institute (meclabs.com), considerado como sendo “o maior instituto de pesquisa do mundo dedicado a descobrir como as pessoas fazem suas escolhas”. Eu devo acrescentar que, além de ser o maior, em minha opinião é o mais qualificado.

Aos profissionais do Marketing Digital, recomendo que acessem o site marketingexperiments.com, no qual o MECLABS Institute apresenta o resultado de seus experimentos. Essa publicação divulga o resultado de estudos sobre o que realmente funciona nos processos de marketing e comunicação em tempos de internet, com impactos expressivos nas taxas de conversão.

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A abordagem científica comprovada dessa metodologia tem levado clientes a obterem mais ganhos em receita, em seguidores e em conversões.

Pois bem, voltemos ao tema desta postagem. Particularmente, eu me interesso muito pelo tema Proposição de Valor e fiz a formação no curso do MECLABS, há cinco anos. Desde então, alguns dos conceitos e métodos que vim a conhecer trouxeram uma nova perspectiva na formulação de mensagens em textos de comunicação e até mesmo em palestras. No site do instituto MECLABS é possível acessar uma biblioteca (com curadoria) contendo mais de mil experimentos e estudos de caso para aprender sobre proposição de valor, a psicologia da otimização oferta-resposta e por que os clientes dizem “sim”.

Resumidamente, em um de seus estudos, o MECLABS Institute aponta o que são as principais “dicas” para que a mensagem associada à proposição de valor tenha o melhor impacto junto ao público a que se destina. Tem uma certa dose de filosofia, mas cabe refletir bastante a respeito (mais à frente vamos entender isso melhor):

  • O mundo não precisa de profissionais especialistas em marketing; o mundo precisa mesmo é de profissionais de marketing que sejam especialistas em pensar como clientes e consumidores;
  • Na sua mensagem, deixe o PORQUÊ conduzir o O QUÊ na mente do cliente ou consumidor;
  • Não faça reivindicações em sua comunicação, porém mantenha foco em fomentar conclusões, e ainda;
  • Há três pontos-chave para melhor comunicar a proposta de valor com credibilidade orgânica, o que acontece quando se inclui Especificação, Quantificação e a Verificação.

Vale sempre lembrar que a proposta de valor ideal é uma declaração final que resume quatro conclusões ao público-alvo, a saber:

  • APELO: eu quero isso agora;
  • EXCLUSIVIDADE: eu quero isso agora de você;
  • CLAREZA: eu entendo isso que você me comunica) e;
  • CREDIBILIDADE: eu acredito nisso que você me comunica.

Dessa forma, a força de uma proposta de valor está em incluir a adequada:

  • Especificação: não trabalhe com informação generalizada, mas com fatos;
  • Quantificação: a mensagem deve estar suportada por dados realistas e;
  • Verificação: indicar fontes de comprovação dos fatos e dados apresentados.

Como um presente aos amigos leitores, a seguir apresento (na versão original – em inglês) o template distribuído pelo MECLABS Institute para organizar as ideias citadas anteriormente. Depois, cabe então construir a melhor proposta de valor do seu produto, serviço ou, inclusive, aquela que dirá respeito ao seu negócio.

Proposta de Valor: Como fazer o público acreditar na sua mensagem?
Fonte: https://meclabs.com/course/blueprint/

Quando estiver preparando a sua mensagem ou a sua “landing page”, tenha de fato muita atenção à declaração final que está apresentando como sua proposta de valor:

  • Você substituiu descrições gerais por fatos específicos?
  • Você apoiou sua mensagem com números e dados?
  • E você deixou referência de pessoas ou organizações que apoiam e/ou podem confirmar suas informações?

Espero que esta postagem tenha sido útil e provocativa. Acredito até que muitos dos leitores irão atrás de mais conteúdo nos experimentos e estudos do MECLABS Institute. Desde já deixo muito claro, dou todo o meu apoio. Eu sou Mario Divo e você me encontra pelas mídias sociais ou, então, acesse meu site www.mariodivo.com.br.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre proposição de valor e como fazer o público acreditar na sua mensagem?  Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Até o mês que vem!

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

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Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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