Anúncios

Propósito

Você sabe qual é o PROPÓSITO da sua vida? Ou você é daquelas pessoas que não entendem bem ou acham que parece muito modismo a palavra PROPÓSITO?

Você é daquelas pessoas que não entendem bem ou acham que parece muito modismo a palavra PROPÓSITO? Recentemente, ouvi uma influenciadora que tem centenas de milhares de seguidores dizendo que não precisamos ter propósito na vida. Por outro lado, vivemos uma era das gerações Y e Z que quando inseridas no mercado de trabalho querem fazer algo que faça sentido e que tem propósito.

Se você acha que este é um novo conceito ou um necessidade moderna do ser humano, está enganada. Filósofos pré e pós-socráticos questionavam desde sempre o sentido da vida. Portanto, o propósito. E qual seria então o PROPÓSITO da sua vida?

O rio nasce e segue sua trajetória passando por obstáculos, abrindo caminhos, enfrentando adversidades, sofrendo ameaças (muitos deles) das ações dos seres humanos, vencendo tempestades e vai rompendo tudo com o único PROPÓSITO de desaguar no mar mesmo sabendo que ali irá morrer. O rio deve saber que, ao morrer no mar, está deixando seu legado que é infinitamente maior que qualquer desejo de viver eternamente porque no meu do caminho matou a sede de milhares de pessoas, irrigou terras, venceu desertos e deixou um pedaço de si no oceano.

Jesus foi um cara que soube qual era seu propósito mesmo antes de nascer. Ele sabia que o seu PROPÓSITO era o de dar a sua vida pela vida da humanidade, era libertar os seres humanos da culpa do pecado. Mesmo quando foi tentado pelo Satanás, Jesus jamais perdeu o seu foco e não se deixou ludibriar nem se vendeu por prazeres efêmeros que o impedissem de cumprir aquilo a que veio.

E nós, meros mortais, será que vale a pena mesmo vivermos uma vida sem propósito? E qual seria o propósito de qualquer ser humano que não seja o de ser humano. Parece óbvio, mas não é. Muitos são homens e mulheres que se perdem ou se perderam no caminho e não resistiram às tentações que a vida lhes apresenta.

Ora, se ser humano é o PROPÓSITO de todos, o que exatamente é isso. O ser humano diferentemente de todos os outros animais é um ser que deve buscar, em primeiro lugar, a felicidade. O ser humano é aquele que tem virtudes e valores que deveriam ser da bondade, da generosidade, da empatia, da justiça e do amor a si mesmo e ao próximo. Se este é o seu PROPÓSITO, vale lembrar que este deve ser o FIM e todas as suas atitudes devem te levar a este fim. Portanto, a maldade, o egoísmo, a ganancia desenfreada, a indiferença às dores alheias, a injustiça, o ódio, a violência, tudo isso NÃO te leva ao encontro do seu PROPÓSITO.

Portanto, se você quer viver uma vida que tem sentido, se você deseja chegar ao fim da sua vida com a sensação de que valeu a pena viver, que está deixando um legado e um pedacinho de você que vai encher o outro de mais vida assim como o rio faz com o oceano, lembre-se todos os dias que você vai morrer um dia e que esta vida é um presente que deve ser embrulhado diariamente com muito cuidado, reverência e zelo porque ela é valiosa para você e para todos que bebem da sua água.

Cristiane Ferreira é Coach formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, Professora da Fundação Getúlio Vargas com cadeiras em Liderança, Coaching, Inteligência Emocional, Técnicas de Comunicação e Empreendedorismo, Palestrante, Empresária do setor de Educação desde 1991, Graduada em Letras pela UFMG e Pós-graduada em Linguística Aplicada pela UFMG, MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Formada em Inglês pela University of New Mexico, EUA, Apresentadora do Programa Sou Múltipla, Fundadora da Associação das Mulheres Empreendedoras de Betim, Ex-Presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federaminas (2014/2016), Destaque no Empreendedorismo feminino, recebeu vários prêmios entre eles o “Mulheres Notáveis – Troféu Maria Elvira Salles Ferreira” da ACMinas, troféu Mulher Líder, “Medalha Josefina Bento” da Câmara Municipal de Betim, “Mulher Influente” do MG Turismo e o “Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais”, Comenda Amiga da Cultura da Prefeitura Municipal de Betim.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa