fbpx

Programas de Saúde Sustentáveis para evitar Burnout, Ansiedade e Depressão

Empresas buscam formas de evitar o burnout, a ansiedade e a depressão desenvolvendo programas preventivos e sustentáveis de saúde corporativa. Saiba mais.

Programas de Saúde Sustentáveis para evitar Burnout, Ansiedade e Depressão

Programas de Saúde Sustentáveis para evitar Burnout, Ansiedade e Depressão

Muitos são os fatores que podem levar o profissional ao adoecimento psicoemocional, e que podem lhe retirar da vida ativa por pouco ou muito tempo.

O Burnout, que se caracteriza como uma doença de ordem profissional, pode levar a pessoa mais dedicada a se envolver de tal forma com o trabalho e sobrecarregar o seu sistema neuropsicológico levando-a a um “apagão”. Quanto mais a pessoa demora buscar ajuda, maior então será o prejuízo de sua saúde, e o retorno às suas atividades poderá ser mais longo.

A ISMA-BR (Stress Manegement Association Brasil), com sede em Porto Alegre, estima que 33 milhões de Brasileiros já tiveram Burnout.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil é o país que tem maior índice de Depressão (59%) e Ansiedade (63%), seguido da Irlanda com 57% e 61%, e EUA 55% e 60%, respectivamente.

É fato que o isolamento provocado pela pandemia da COVID, aumentou os problemas de saúde mental.

O reconhecimento pelo profissional do seu problema de saúde, aliado à preocupação com o preconceito que pode sofrer no ambiente de trabalho, muitas vezes o leva a não buscar a ajuda clínica necessária, mas quando se torna inevitável, e o sofrimento aumenta, não tem outra alternativa.

Os custos dos afastamentos, absenteísmo, presenteísmo, de fato, oneram de forma significativa as empresas, o sistema de saúde público e privado.

Um estudo da London School of Economics and Political Sciences, afirma que as empresas perdem mais de 200 bilhões de reais por ano no Brasil devido a transtornos mentais.

Assim algumas empresas estão buscando desenvolver formas de evitar esses adoecimentos, fornecendo melhores condições de trabalho e desenvolvendo programas preventivos de saúde corporativa.

É uma mudança de mentalidade de empresas que estão adotando programas perenes voltados à Sustentabilidade Emocional de suas equipes de trabalho, antes que as pessoas adoeçam.

Investimento no autoconhecimento, preparação e treinamento de líderes, identificação de problemas emocionais através de questionários semanais e estabelecimento de novos protocolos de trabalho, que minimizem o maior desgaste aos profissionais, são algumas das ações adotadas.

A equação é de que empregados saudáveis (mental, física e financeiramente), desenvolvem relacionamentos mais saudáveis entre si e com as lideranças. E, dessa maneira, geram um ambiente de trabalho mais saudável, permitindo maior criatividade e produtividade.

“Produtividade sustentável é a capacidade de trabalhar sem causar danos à saúde e aos relacionamentos” (Izabella Camargo)

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os Programas de Saúde Sustentáveis para evitar Burnout, Ansiedade e Depressão? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Natalia Marques
Psicóloga, Coach e Palestrante
http://www.nataliamantunes.com.br/

Confira também: O Bem-estar Próspero Para a Vida Pessoal e Profissional

 

Natalia Marques é Psicóloga Clínica, Coach e Palestrante. Formada em Psicologia pela FMU (1981) e em Coaching/ Mentoring Life & Self-Instituto Holos, possui pós-graduação em Recursos Humanos pela FECAP. Tem curso de Meditação Chan do Templo Zu Lai em Cotia. Como Psicóloga Clínica realiza atendimento Psicoterápico de base Psicanalítica, trabalha os sintomas de Estresse, Ansiedade, Depressão, Fobias, Síndrome do Pânico, Síndrome de Burnout, Conflitos Pessoais e Profissionais. É Coach de Desenvolvimento Pessoal, ajuda pessoas a atingirem seus objetivos e metas pessoais e profissionais, para se tornarem mais felizes. Especialista em Saúde Organizacional e Ocupacional, atua ainda como palestrante em temas de saúde, resiliência, trabalho, carreira e pós carreira. Associada da ABRH, ISMA Brasil e SOBRARE. É coautora no livro “Planejamento Estratégico para a Vida”, onde trata o tema da “Resiliência”.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa