fbpx

Produtividade começa organizando pensamentos

Temos tantos desejos e queremos realizar muitas coisas. Se a mente não estiver clara e alinhada com o que precisar ser feito, você pode sofrer com incertezas do que, como e por quê fazer algo.

Imagino que nunca aconteceu de sentir-se perdido, mesmo diante de tantas atividades a realizar. O corpo ou a mente é que pausa a execução?

Temos tantos desejos e queremos realizar muitas coisas, mas se a mente não estiver clara e alinhada com o que precisar ser feito no dia, você pode sofrer com paradas e incertezas do que, como e por quê fazer algo.

O método que Paula Rizzo, autora do livro “Listomania: Organizando Pensamentos” é organizar os pensamentos por meio de lista. Abaixo descrevo o passo a passo dela:

  1. Apenas escreva – Escreva o que vier à mente. Se por acaso você estiver planejando fazer uma viagem, escreva tudo o que pensa em fazer na viagem, todos os itens que achar necessários.
  2. Organize sua lista – Com uma lista cheia de ideias, agora é o momento de organizá-las. Você pode fazer isso dividindo sua lista em grupos como “higiene pessoal” e “documentos”.
  3. Priorize – Uma lista cheia de ideias perde o objetivo, então é preciso definir o que realmente é imprescindível. Em cada grupo dividido, analise se precisa realizar recortes de itens.
  4. Reescreva – Em outras palavras, revise sua lista. Passe a limpo.
  5. Repita – Para realizar suas tarefas, faça quantas listas julgar necessárias. Se porventura você não conseguir cumprir todas as tarefas em um dia, crie uma nova lista para o dia seguinte.

Pode parecer tão simples e que não causará tanto impacto, mas existem tantos benefícios em escrever ou digitar nossas tarefas como:

  • Manter a reflexão e organização da atividade;
  • Aumentar a eficácia do seu dia;
  • Você pode ter mais assertividade e evitar possíveis erros;
  • Administrar bem o tempo de realização;
  • Diminuir o nível de ansiedade e estresse;
  • Evitar sobrecargas.

Se esse método ainda não faz parte da sua vida, vale a pena experimentar e aproveitar a singularidade que resultará na sua vida pessoal e profissional.

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa