fbpx

Problemas financeiros atrapalham o rendimento profissional

Você sabia que a saúde financeira dos profissionais impacta diretamente em seu comportamento durante o trabalho? Pode gerar impacto na perfomance dos colaboradores das empresas, além de perdas com retrabalho, demissões e recolocações.

Você sabia que a saúde financeira dos profissionais impacta diretamente em seu comportamento durante o trabalho?

Há tempos observo e alego isso, agora tive acesso a uma pesquisa* da Nova Zelândia que apontou a gravidade da situação em números: profissionais com problemas com dinheiro gastam 13% do dia de trabalho, em média, lidando com suas questões financeiras.

Além do absenteísmo e constantes faltas no trabalho, o estresse também gera impactos na saúde física dos profissionais. Veja, 23% dos entrevistados com problemas financeiros tiveram depressão severa. Dentre as pessoas sem esses problemas, a depressão atingiu 4%.

Tensão muscular, incluindo dor lombar, atingiu 51% daqueles com problemas financeiros, sendo que dentre os que não tiveram, 31% foram atingidos. 44% tinham fortes dores de cabeça ou outras dores, comparadas com 15% sem preocupações com as finanças e 6% reportaram ataques cardíacos, o dobro da porcentagem entre os que têm pouco estresse com as dívidas.

Percebe o quanto a saúde financeira pode gerar impacto na perfomance dos colaboradores das empresas? Isso sem contar as perdas com retrabalho, demissões e recolocações.

Ainda me impressiona que poucas empresas brasileiras reconheçam a importância de tratar o tema com seus colaboradores, com um programa de educação financeira. Muitas acreditam que este seja um tema secundário, porém há implicações diretas na produtividade dos funcionários e, consequentemente, saúde e sucesso do negócio.

* Fontes: Employee Financial Education Division – Financial Education in the Workplace Survey (Dec. 2011).

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa