fbpx

Problemas: Conheça a maneira como homens e mulheres preferem resolver

Homens são de Marte? Mulheres são de Vênus? Quem nunca ouviu falar que são de planetas diferentes? Se usarmos a metáfora “Planeta”, isso é realmente verdade! Saiba o porquê e entenda a percepção de cada um diante de um problema para diminuir o conflito entre os gêneros.

Homens são de Marte? Mulheres são de Vênus? Quem nunca ouviu falar que somos de planetas diferentes?

Se usarmos a forma de pensar usando a metáfora “Planeta”, realmente Homens são de Marte e Mulheres são de Vênus!

Metaforicamente, Marte representa o Deus da Guerra, o impulso pela vida e por resultados; Vênus é regida pela Deusa do Amor, onde carinho, conforto e a paz habitam.

Como você pode perceber, homens e mulheres são diferentes e o intuito desse artigo é abordar a percepção de cada um diante de um problema para diminuir o conflito entre os gêneros.

Vamos começar:

    Mulher:

    Quando passa por momentos de estresse, tristeza ou alguma situação que a incomoda, gosta de se abrir para conversar, e isso não significa que a outra pessoa precisa dar uma solução, na verdade ela quer contar detalhadamente o que aconteceu porque durante essa conversa encontra alívio e conforto.

    No decorrer dessa conversa, quando ouve sua própria voz contando o ocorrido a sua mente vai trazendo mais consciência de como lidar melhor com a situação e quem estiver com ela, se ouvir na essência e acalentá-la será uma forma de amenizar o estresse e voltar a um estado emocional mais tranquilo.

    Homem:

    Diferente da mulher, o homem não gosta de falar de seus problemas, gosta de resolvê-los sozinhos, pois isso faz parte da sua natureza; gerar soluções para os problemas.

    A forma do homem processar, conscientizar e encontrar a melhor saída para uma situação que lhe gera conflitos e estresse é quando ficam sozinhos e pensam a respeito.

    Há casos em que compartilham algo para pessoas que confiam, mas geralmente fazem isso para validar o que já processou.

Podemos perceber que diante da resolução de problemas a mulher está mais focada em ser acolhida e confortada, enquanto o homem quer um momento mais introspectivo para encontrar a própria solução.

Os dois estão em busca da tranquilidade de volta, mas com maneiras de solucionar completamente diferentes e quando não “respeitada” podem gerar vários conflitos.

Imagine um casal em que os dois tiveram um dia cansativo e estressante, ela querendo contar tudo o que aconteceu, precisando de carinho e apoio e ele querendo fazer alguma atividade que utilize somente 5% da sua energia ou ficar quieto, pois enquanto isso, vai processando e encontrando tranquilidade.

O que geralmente aconteceria?

Os dois ficariam bravos e mais estressados, porque ela sente que não recebe atenção e ele que ela fala demais e não o deixa em paz, certo?!

A melhor forma de resolver esse conflito é quando ambos compreendem como cada um gosta de resolver os problemas e ter empatia um pelo outro.

Se está curiosa/o para saber como pode ser mais empático com o outro gênero, aguarde o próximo artigo que falarei detalhadamente sobre o assunto.

Grande Abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa