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Princípios reguladores e suas metas (parte II de II)

Busque clareza de quem você é, suas forças e limitações. Estude sua história, perceba hábitos e padrões que devam ser realçados, quais devam ser mantidos ou extintos da sua vida. Treine e domine a arte da consistência, perseverança e foco.

Princípios reguladores e suas metas (parte II de II)

Princípios reguladores e suas metas (parte II de II)

Dando continuidade à parte I (leia) dos Princípios Reguladores e suas metas, seguem os princípios e as demais áreas que podem interferir diretamente no foco de uma pessoa em relação à sua meta audaciosa, a saber:

2. PARCERIAS COMERCIAIS:

Quais devem ser mantidas, encerradas, intensificadas ou iniciadas? Estabelecer relações de parcerias profissionais onde seja possível um ganha-ganha é uma arte, uma meta ousada por si só. Cheque o quanto cada lado precisa dessa parceria. Caso o outro lado necessite muito mais dela do que você, isso pode ser um sinal de um potencial desequilíbrio na relação, o que poderá gerar algo muito mais doloroso do que frustração: a perda de tempo. Ao se encontrar ou conversar com seus parceiros comerciais, procure escutar o seu corpo: ele está reagindo de maneira positiva ou negativa a essa outra pessoa? Aqui você já poderá ter uma importante dica de qual é o grau de salubridade desta parceria.

3. PRODUTOS/SERVIÇOS:

Para quem é um prestador de serviços – consultoria, por exemplo –, quais devem ser os produtos a serem criados, quais devem ser descontinuados, mantidos ou aprimorados? Lembre-se da imagem que escolheu como o seu destino daqui a 5 a 10 anos, da sua grande meta. Quais produtos ou serviços irão fazer com que você se distancie ou se aproxime dela?

4. PROJETOS/TRABALHOS:

Quais devem ser negados, quais indicados para outros profissionais e quais aceitos? Um cuidado adicional deve ser tomado quando a pessoa está em dificuldades financeiras e/ou possui dificuldade de dizer “não” para um cliente ou potencial cliente. Muitas pessoas se distanciam da sua meta capital por dificuldade em resistir às tentações que as tiram do caminho correto, ocasionando uma perda de foco, ou até mesmo que se percam em um sentido mais amplo, colocando-se em um redemoinho de aflição, apatia e desesperança. Lembre-se de que um correto posicionamento e uma forte diferenciação podem reduzir não só o custo de aquisição de um cliente, mas, principalmente, colocar você em frente ao seu cliente ideal, aquele que irá contribuir para que você torne realidade a sua meta sonhada.

Para atingir uma meta difícil e que irá exigir muito de você, é importante pensar em quais serão as outras metas que servirão como uma alavanca, para você chegar aonde deseja. Essas metas são mais previsíveis e sobre elas você irá possuir um maior controle. A grande meta será uma consequência destas METAS-ALAVANCA. Defina sua grande meta e dedique seu tempo às METAS-ALAVANCA.

Também devemos refletir a respeito da importância das METAS DE SUPORTE, aquelas que lhe trarão equilíbrio e força para realizar as METAS-ALAVANCA, que por consequência irão lhe permitir celebrar a realização da sua grande meta. As METAS DE SUPORTE terão relação com as seguintes áreas: alimentação, saúde (corpo, mente e espírito), atividades físicas, qualidade do sono, equilíbrio emocional, autoconhecimento, aprendizado contínuo e a qualidade dos seus relacionamentos, como família, amigos de infância, escola, faculdade, trabalho, clubes sociais, esportivos, etc.

CUIDADO:

No início da jornada em direção à sua ambicionada meta, é muito provável que o começo demandará um grande esforço e trará um retorno muito pequeno, para muitos, até inexistente. Para piorar, em alguns casos, além de ainda não trazer avanços no início, poderá prejudicar o que estava funcionando e trazendo algum tipo de benefício. No entanto, com a devida dose de paciência, persistência, foco e firmeza de propósito, o jogo irá virar e os benefícios e as evidências tangíveis de que você está no caminho certo irão começar a aparecer.

Você irá perceber que, em um determinado momento, como se uma chave virasse, você começará a ter um retorno maior do que o seu esforço, sentirá que está em uma alta velocidade, como se tivesse algo lhe empurrando em direção ao destino traçado. Perceba que colocar um corpo em movimento pode demandar mais energia do que mantê-lo.

A evolução em direção à grande meta dificilmente será uma linha reta, mas provavelmente uma em progressão geométrica.

Busque clareza de quem você é, com suas forças e limitações. Estude a sua história, perceba hábitos e padrões que devam ser realçados e quais devam ser mantidos ou extintos da sua vida. Treine e domine a arte da consistência, perseverança e foco. Entenda que o preço a ser pago será equivalente ao prêmio desejado. O custo do prêmio terá forte influência de quem você é, seus hábitos e história de vida. E, talvez o mais importante, a satisfação e a felicidade que sentirá ao conquistar a sua meta serão diretamente proporcionais ao esforço feito.

Ao se isolar, apenas na presença de seus pensamentos, você escutará “Valeu o esforço!”. Você entrará em contato não com a felicidade que pode ser vista em um espelho, ou a percebida em uma foto colocada em uma rede social, que possivelmente serão efêmeras, mas sim com a felicidade atemporal, aquela que só você enxerga, quando fecha os olhos.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os PRINCÍPIOS REGULADORES para se manter firme na direção dos seus objetivos? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar!

Alexandre Ribas
http://www.ttisi.com.br

Confira também: Princípios reguladores e suas metas (parte I de II)

 

Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
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