fbpx

Primeiro Encontro: Quem deve pagar a conta?

Afinal, ainda que tenhamos discutido por anos o empoderamento feminino, permanece a dúvida: quem deve pagar a conta do primeiro encontro?

Primeiro Encontro: Quem deve pagar a conta?

Primeiro Encontro: Quem deve pagar a conta?

Depois de semanas de conversa online, o casal finalmente combina o tão esperado primeiro encontro num restaurante. No final, após um bom papo, uma ótima refeição – acompanhada, claro, de boa bebida, e muita diversão, humor e risadas, o clima na mesa pode mudar quando o garçom chega com a conta.

Afinal, ainda que tenhamos discutido por anos o empoderamento feminino, permanece a dúvida: quem deve arcar com a conta do primeiro encontro?

Por mais simples que pareça a questão, nela estão intrínsecas tanto técnicas de sedução quanto questões ligadas à independência financeira feminina. Se, por um lado, os homens podem perceber a situação como uma oportunidade para demonstrar cavalheirismo e ganhar alguns pontos a mais, por outro, a mulher pode achar que aceitar a gentileza dará a impressão de submissão.

De fato, não há nenhuma obrigação por qualquer uma das partes, aquele que se sentir mais confortável deve pagar a conta ou dividi-la.

A origem da questão está associada a costumes e acontecimentos históricos. Até a década de 1960, a cultura ocidental prezava pela figura do homem provedor. Isso o incentivava a arcar com todas as despesas do casal. Já a partir dessa data, as mulheres passaram a trabalhar e cuidar do próprio dinheiro, o que, por sua vez, acabou reduzindo o domínio masculino sobre o orçamento.

Essa mudança de comportamento mostra o quanto as mulheres evoluíram financeira e emocionalmente, o que as torna cada vez mais seguras de si para conquistarem seus espaços e escolhas.

Por outro lado, não há nada de errado em permitir que o homem pague a conta – principalmente nos primeiros encontros.

Com relação a isso, entendo que para quem busca um relacionamento sério, o fato do homem pagar a conta demonstra o quanto ele tem potencial e vontade em investir na relação. E não estou falando do dinheiro, estou falando de gentileza.

Esse gesto, como tantos outros, quando genuínos, certamente mostra um homem com vontade e disponibilidade para investir na relação. Demonstra o envolvimento que ele está tendo e querendo gerar na mulher.

Caso o homem não tenha a vontade de estar na relação e o potencial para desenvolvê-la, não se empenhará, não somente não pagando a conta, mas também em não ligando, não convidando para sair, não dividindo sua vida, não falando do seu trabalho, e não fará planos.

Avalie os sinais.

Gostou do artigo? Quer discutir mais sobre quem deve pagar a conta no primeiro encontro? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar.

Ercília Canali
http://www.erciliacanali.com.br/

Confira também: A sua vida agora é outra!

Carreira ascendente, dedicada à área de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano. Encantada pelo olhar humanizado que pode existir nas relações interpessoais, coloca todo seu conhecimento e amor pelo trabalho a serviço do desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer ser humano. Graduada em Serviço Social-FMU, Pós-Graduação em Gestão de Consultoria Interna-FAAP, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas-FAAP, Professional & Self Coach, Practioner PNL, Analista Comportamental SOAR-FCU; Mentora de Mulheres para desenvolvimento profissional e afetivo; Orientadora Vocacional; Consultora de Carreira, Conselheira em Agência de Publicidade; Membro do Grupo de Estudo dos Profissionais de RH do Sinapro.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa