fbpx

Por que Você Precisa Compreender o Temperamento dos Seus Filhos?

Quando os pais possuem um bom entendimento das características atribuídas ao temperamento dos filhos, conseguem compreender melhor como eles respondem a determinadas situações.

Por que Você Precisa Compreender o Temperamento dos Seus Filhos?

Por que Você Precisa Compreender o Temperamento dos Seus Filhos?

O temperamento é um conjunto de traços inatos que irá determinar a forma como as crianças lidam com suas emoções, respondem aos acontecimentos e às novas situações. A personalidade é formada através da interação dos traços de temperamento e do meio em que estamos inseridos.

Não é possível alterar o temperamento de seu filho. Suas características que lhe são próprias, o acompanharão desde o nascimento e fazem parte de sua natureza. À medida que a criança vai crescendo, ela vai se desenvolvendo e sendo afetada pelas experiências que vivencia.

Quando os pais possuem um bom entendimento das características atribuídas ao temperamento dos filhos, conseguem compreender melhor como eles respondem a determinadas situações. Isso ajudará a criar estratégias para antecipar e evitar certas situações, preparando a criança para lidar com suas dificuldades.

As diferenças de temperamento explicam porque, embora os filhos sejam criados na mesma família, podem ser bem diferentes uns dos outros. Alguns pais podem achar mais fácil cuidar de uma criança que possui um temperamento semelhante ao seu. E não há nada de errado em se sentir assim.  Isso ocorre devido a uma maior facilidade de identificação e de entendimento na comunicação.

Em todos os casos, é possível estimular o desenvolvimento de seu filho usando estratégias para adaptar sua parentalidade ao temperamento dele. Isso irá ajudá-los a maximizar seus pontos positivos e enfrentar as situações que lhes possam ser desafiadoras.

Identifique algumas das características de sua criança, a saber:

– Ela costuma ser uma criança ativa ou é mais tranquila?

Crianças que são muito ativas fisicamente podem reagir fortemente às situações. Precisam de atividades em que possam gastar sua energia. Elas podem se beneficiar com atividades esportivas, ao ar livre e atividade que tragam relaxamento.

As que são menos ativas fisicamente são mais tranquilas e menos impulsivas. Podem se favorecer com atividades que utilizem suas habilidades motoras como, por exemplo, o desenho e atividades manuais. Também é bom que elas sejam incentivadas a praticar atividades físicas.

– Ela costuma ser mais sociável ou mais introvertida?

Crianças sociáveis gostam de estar perto de outras pessoas e de realizar atividades em grupo. É bom para elas que consigam também fazer as coisas de forma independente.

Já as crianças mais introvertidas costumam gostar de passar mais tempo fazendo atividades individualmente. Procure reforçar suas iniciativas de interação. Quando ela cumprimentar uma pessoa no elevador por exemplo, você pode dizer depois: “Achei que você foi muito gentil cumprimentando nosso vizinho no elevador.”

Se seu filho não se sente confortável em grupos ou festas, com a concordância dele, você pode combinar de convidar um ou dois amigos para brincar em sua casa ou no parque.

– Ela é mais adaptável ou possui dificuldade em lidar com mudanças na rotina?

As crianças mais adaptáveis possuem facilidade em lidar com novas experiências. Já as que preferem uma rotina regular, podem ter maior dificuldade em lidar com mudanças ou transições. Para elas o planejamento e a previsibilidade são importantes. Um aviso sobre as mudanças de atividade quando estão próximas, podem então ajuda-las a fazer a transição de forma mais tranquila. Por exemplo: “Filho, você pode ir mais uma vez no escorregador e então vamos para a casa.”

Nunca é bom fazer comparações com outras crianças devido às suas características. Nem forçá-las a fazerem coisas com as quais não se sintam confortáveis. Não ajudamos a criança a desenvolver uma habilidade falando que ela precisa ser mais isso ou aquilo. Isso pode trazer ainda mais dificuldades e bloqueios.

Ao invés disso, procure reforçar os comportamentos positivos que seu filho demonstra, respeitando sempre suas características individuais. As crianças aprendem observando os adultos e se desenvolvem melhor quando contam com relacionamentos receptivos e amorosos.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como entender o temperamento dos seus filhos e criar estratégias para adaptar sua parentalidade à criança? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Danielle Vieira Gomes
http://daniellegomescoach.com.br/

Confira também: Planejamento é o segredo para reduzir o stress e ganhar mais tempo

 

Formação em Psicologia, MBA em Gestão em Pessoas e Especialização em Docência;Facilitadora de Relacionamentos Familiares;Educadora Parental de Disciplina Positiva;Coautora do livro Coaching para Pais – Estratégias e Ferramentas para Promover a Harmonia Familiar. Vol 1 e 2.Colunista das revistas Cloud Coaching e Coach Me.Certificações:Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (SP);Leadership and Coaching pela Ohio University College of Business (USA),Mentoring pelo CAC – Center for Advanced Coaching (USA),Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program pela Florida Christian University (USA),Coaching para Pais pela Parent Coaching Academy – PCA (UK),Kids Coaching pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil – ICIJ (RJ),Bases do Desenvolvimento Infantil: Apego, Vínculos e Intervenções – USP (SP),Educadora Parental pelo Positive Discipline Association – PDA (USA).Mentoring, Coaching & Advice Humanizado ISOR – Instituto Holos – (SP)Tem como missão, favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo e da família, valorizando seu potencial para que conquiste uma vida com plenitude e equilíbrio de forma sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa