fbpx

Por que você ainda não fechou a sua primeira venda? A resposta vai te surpreender!

O que será que está impedindo você de ter o resultado que gostaria?

Todo mundo que quer montar um negócio, normalmente é cheio de sonhos e planos, mil ideias na cabeça e mil desejos no coração. Mas a grande maioria é também completamente sem rumo, buscando informações que estão desencontradas e se enrolando, ao invés de iniciarem o tão sonhado primeiro negócio. Isso também acontece ou já aconteceu com você?

E por que você acredita que as pessoas ficam assim quando iniciam suas vidas empreendedoras?

  1. Crise;
  2. Falta de interesse em se desenvolver;
  3. Falta de conhecimento sobre o mercado;
  4. Porque você não tem um negócio definido;
  5. Nenhuma das anteriores.

Eu fico com a letra E. Nenhuma dessas alternativas está impedindo você de iniciar com sucesso o seu primeiro negócio, acredite!!

Agora, o que será que está impedindo você de ter o resultado que gostaria?

VOCÊ MESMO!

Sim, você!

Vou te explicar: ao longo da minha trajetória como mentora de novos negócios, eu percebi claramente que todos nós empresários, precisamos vencer inúmeras objeções dos nossos clientes.

E, muitas vezes, o próprio empresário gera motivos para que o cliente não compre, e isso é um comportamento muitas vezes inconsciente.

E por que isso acontece?

Porque a pessoa, que ainda não fez a primeira venda, tem medo de não entregar o resultado esperado pelo cliente por conta da sua inexperiência.

Ou tem medo de fazer uma oferta e ouvir um não. Acredite: se você não está preparado para ouvir um não, também não estará preparado para ouvir um sim.

Muitas vezes, o empreendedor acha que o cliente não vai ter dinheiro para pagar, ou que ele vai reclamar do preço, e aí acaba cobrando muito barato. Mas saiba que cobrar muito barato pode acabar espantando o seu cliente. Muita gente associa o barato à falta de qualidade.

São muitos achismos. E eu sei que você tem outros achismos aí dentro que só você conhece.

E no momento de oferecer o seu produto ou serviço, esses achismos todos aparecem em forma de desistência, gagueira, suor nas mãos, branco, as palavras fogem e tudo que pode acontecer para impedir que você feche a sua venda, acontece! Isso tudo por causa de quê?? MEDO.

Sim, medo de vender.

Então, o ideal é fazer uma lista das objeções que você mesmo criou, fruto do seu próprio medo. E para te ajudar eu vou compartilhar com você algumas objeções que já ouvi de diversas pessoas:

  • Ninguém vai querer investir tanto dinheiro no que eu ofereço;
  • Entre comprar de mim e do concorrente, ele vai pro concorrente;
  • Está caro demais. Ele não vai querer;
  • Está barato demais. Não estou me valorizando;
  • O cliente fala que vai ver, ele não vê valor em mim.

Alguma dessas pode ser a sua crença. Ou talvez você tenha até mais de uma dessas objeções… certo? Então que tal vencê-las, uma a uma, para chegar até onde você quer ir?! Olha, não é culpa sua, não precisa se sentir mal por causa disso. O melhor é que você já sabe que isso acontece com você, e este é o primeiro passo para mudar.

Talvez seja a hora de olhar pra dentro. E começar a vencer os obstáculos para construir o seu castelo. Eu quero que você reflita um pouco sobre a sua vida. E também sobre o seu negócio.

Você ainda está naquela história de deixar a vida te levar? Por causa do medo que você tem de vender, e de tanto outros medos, você fica paralisado? Você está se dando conta que os dias, as semanas, os meses estão passando e você não está aproveitando as chances do momento presente e consolidando o seu futuro? Existe uma metáfora bem lúdica sobre isso que fala sobre castelos.

CASTELO DE AREIA

Aqueles construídos sem planejamento, sem foco ou disciplina. Eles trazem até um prazer momentâneo, mas não duram até a próxima onda.

CASTELO DE CARTAS

São as parcerias, acordos e negócios que fazemos com parceiros sem ter uma base sólida de projeto ou pensando apenas no crescimento sem sustentação.

São as parcerias sem ganha-ganha que desmoronam no primeiro vento contrário.

CASTELO MEDIEVAL

Os castelos medievais demoram anos para serem construídos e as pessoas que começam a construí-los, muitas vezes, não viveram para vê-lo acabado. São duradouros, sólidos e permanentes. São o legado que se deixa para as futuras gerações, mas é preciso ter muita fé para iniciar sua construção e continuar com ela.

Qual o tipo de castelo está construindo para sua vida? E para o seu negócio? Deixo aqui esta reflexão.

Um forte abraço e boas realizações!

Paula Quaiser

⚙️ Saiba mais
Paula Quaiser é Founder da Canvas Academy & Business Coach. Pós-Graduada em Gestão e Marketing pela ESPM, Certificação Internacional BCI – Behavioral Coaching Institute pela AbraCoaching e pela We Create Coaching Portugal. Certificada em Business Modeling Canvas com Alexander Osterwalder em 2011, e Master Coach Business Model You, Certificação com Timothy Clark em Londres, 2014 (primeira brasileira certificada em BMY). Foi consultora integral da incubadora de empresas Experimental AD/Venture, mentora de empreendedorismo da Prefeitura de Porto Alegre através do POA Digital, mentora do Startup Weekend, e Business Coach desde 2012. Palestrante internacional, em mais de 10 cidades entre Europa, EUA e Brasil. Autora do método Canvas Coaching no Brasil, fundadora da Canvas Academy. Coautora do livro Business Model Teams, com Timothy Clark e Yves Pigneur. Indicada ao prêmio BID-Star Quality Awards em Genebra, Suíça, pela qualidade da inovação no coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa