fbpx

“Por que saiu do seu último emprego?” Veja como responder ao recrutador!

“Por que você saiu do seu último emprego?” Você já parou para pensar por que essa pergunta é feita e qual a melhor maneira de respondê-la em uma entrevista de emprego?

Por que você saiu do seu último emprego

Por que você saiu do seu último emprego? Orientadora de carreira revela as intenções dos recrutadores ao fazerem essa pergunta e dá dicas sobre como respondê-la em uma entrevista de trabalho.
Por Filipe Oliveira (*)

“Por que você saiu do seu último emprego?” Você certamente já ouviu essa pergunta em uma entrevista de trabalho. Mas já parou para pensar por qual motivo ela é feita e qual a melhor maneira de respondê-la?

De acordo com Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM, recrutadores costumam fazer esse questionamento por dois motivos:

“Ele quer saber se vai ter uma pessoa problemática quando contratar. Por exemplo, que entrará com uma ação contra a empresa”, revela a orientadora de carreira. “Ele também quer entender o que essa pessoa está buscando. Se disser que saiu porque queria espaço para crescer, o recrutador já entende que você está buscando uma empresa que ofereça essa possibilidade.”

Por isso, o candidato deve ir para a entrevista preparado para responder essa pergunta e seguir uma regra de ouro. “Evite qualquer questão relacionada a conflito de relacionamento”, sugere Adriana. “A razão para a saída deve ser uma explicação rápida e convincente. Afinal, não é uma sessão de desabafo, mas sim uma entrevista de trabalho.”

(*) Filipe Oliveira é jornalista com experiência em produção de conteúdo para diferentes editorias, como: Entretenimento, Cultura, Empreendedorismo, Negócios, Inovação, Tecnologia, Automotivo. Além de mídias sociais e redação publicitária.

Link original da matéria: https://trendings.com.br/carreira/por-que-saui-do-seu-ultimo-emprego-veja-como-responder-ou-nao-ao-recrutador/

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como se preparar para responder a pergunta “por que você saiu do último emprego” e outras perguntas também muito comuns nas entrevistas de emprego? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Adriana Gomes
http://www.vidaecarreira.com.br/

Confira também:
Oportunidades não caem no colo de ninguém. É preciso agir!

 

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa