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Por que o Networking é tão importante durante a crise?

Você está, principalmente neste momento de crise, resgatando, fazendo novos contatos e ativando sua rede de relacionamentos? Você consegue enxergar a importância do Networking no cenário que vivemos?

Por que o Networking é tão importante durante a crise? Qual a importância do Networking nesse cenário?

Por que o Networking é tão importante durante a crise? Qual a importância do Networking nesse cenário?

Você está, principalmente neste momento de crise, resgatando, fazendo novos contatos e ativando a sua rede de relacionamentos?

Está de alguma forma fazendo a manutenção diária?

Entenda a primeira coisa sobre networking… ele é um organismo vivo e tem que ser nutrido constantemente

“Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie, é um dos livros mais vendidos no mundo nas últimas décadas. Apesar de ser classificado como autoajuda, é recomendado por executivos de todas as áreas e indústrias como um “must read”. Ele trata dos conceitos básicos de como desenvolver e nutrir relacionamentos no meio profissional.

Parte-se do princípio de que o networking é realizado para a troca de ideias, compartilhamento de oportunidades, conselhos, mas não favores. Ou seja, é o que você pode dar em troca daquele momento em que você ativamente convidou uma pessoa. E que tem o “tempo” dela também como importante e reservou aquele espaço para você.

No Networking são as pessoas que são importantes e não as empresas ou os negócios.

Antes de tudo, networking ou rede de relacionamentos é ampliar o seu quadro atual de contatos. E admnistrar principalmente a forma periódica de se relacionar com cada um. Seja por meios eletrônicos e, se possível principalmente, via encontros pessoais através de cafés, almoços ou eventos sociais.

Atualmente, as redes sociais cumprem esse papel. É possível se conectar a praticamente qualquer pessoa em plataformas como LinkedIn, Facebook, Instagram etc. Mas, exatamente por ser digital, de fácil acesso e rápido é que as pessoas se confundem. Acabam criando enormes listas de contatos em vez de uma rede forte de conexões para que o networking seja, de fato, possível.

É fato que na maioria das vezes não fomos ensinados e de certa forma não sabemos fazer networking. Sentimo-nos um pouco intimidados, inclusive não querendo parecer interesseiros. E, dependendo da situação, quando tentamos abordar alguém nesse propósito de networking e recebemos alguma “negativa” de espaço na agenda do outro para um encontro, acabamos nos retraindo e deixando de nos expandir nessa rica oportunidade. Contudo, devemos ser ousados, insistir, continuar… Buscar um novo contato. Isso faz parte do desenvolvimento dessa habilidade que muitos ainda estão desenvolvendo ou não sabem da real importância do networking.

Em tempos de incertezas, de crise e de mudanças profundas como as que estamos vivendo, ter pessoas de confiança, com quem você possa trocar informação de qualidade, trocar ideias sobre o que está acontecendo em setores específicos do mercado, falar sobre projetos, implementações, ações e reações a estímulos do mercado, não tem preço.

E não tem preço porque não se consegue isso com dinheiro.

Provavelmente, você conhece mais pessoas do que pensa que conhece. Além de contatos que você pode resgatar dos tempos de colégio, universidade, trabalhos anteriores e outros. Na verdade, o importante aqui é que você “saia para fora”. Que procure e mantenha também contatos com pessoas de fora da sua empresa atual, do seu convívio. E não fique em contato, necessariamente e apenas, com pessoas que você conheça ou que pensem iguais a você. Dependendo do seu objetivo, as suas ações de ampliação da sua rede de relacionamento podem chegar aos amigos e colegas dos seus amigos. Porque é assim que o processo cresce, solidifica e retroalimenta.

Contudo, nesse desafio de ampliar e potencializar o processo de networking, podemos sim, olhar o lado do networking para ajudar o outro, ter mais generosidade.

Como diz Keith Ferrazzi e Tahl Raz no livro Nunca Almoce Sozinho – O guia para as relações profissionais de sucesso:

“Para termos maior sucesso em nível profissional, a palavra-chave é generosidade. Mais do que procurar o nosso próprio sucesso devemos ajudar os outros a alcançar os deles. Mas, devemos ajudar os outros sem estarmos à espera de um retorno desse favor. Se termos a oportunidade de ajudar alguém devemos aproveitar para ajudar a outra pessoa a crescer, pois ninguém consegue ter sucesso sozinho”.

Outrossim, nessa nova realidade mercadológica que precisamos pensar cada vez mais fora da caixa. Vale buscar trocar as suas ideias com diferentes ideias e isso exercitando perguntas e a escuta ativa. E numa provocação do networking nesse sentido, até para ajudar no desafio da “inovação”, trago aqui um conceito. O conceito de rede de “networking de ideias” conforme sugerido no livro DNA do Inovador, de Jeff Dyer, Hal Gregersen e Clayton M. Christensen:

“Forme um grupo pessoal de networking – Descobrimos que muitos inovadores montam uma pequena rede de pessoas. Esse grupo acaba estimulando-os a avançar em relação a descobertas ou a testar novas ideias.”

Muitas vezes, excelentes oportunidades aparecem através de quem a gente menos espera. Outras vezes as oportunidades acontecem porque ativamente, via contatos e contatos fazemos com que elas cheguem até nós.

Quando falamos da importância do Networking é preciso dizer que é uma prática importante para avançarmos na carreira, nos negócios, ajudarmos o próximo e, por conseqüência, ter geração de novas ideias.

Renove e ative as suas relações e contatos. Aproveite as redes sociais para ativá-las. Mas busque se possível encontrar pessoalmente as pessoas e ajude o universo a conspirar ao seu favor.

Em outras palavras, quem não é visto não é lembrado. Não espere a crise bater na sua porta para você entender o quanto o networking pode ser, de fato, importante na sua vida.

Quando você constrói uma rede forte, com colaboração e compartilhamento de ideias, uma única sugestão vinda de outra indústria pode fazer muita diferença no seu negócio.

Esse é o poder do networking!

Mas não se iluda. O ideal é que você construa e nutra essa rede de relacionamentos antes de precisar dela. É um processo, e deve ser tratado como tal.

Se você não enxerga o seu networking dessa forma, sugiro rever os seus conceitos. E começar imediatamente a construir relações duradouras, por meio da colaboração, do compartilhamento e da confiança, na vida e nos negócios.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância do networking durante a crise? Entre em contato conosco. Terei muito prazer em ajudar.

Glauco Vega
https://www.instagram.com/glaucovegaoficial/channel/

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Glauco Vega Author
Tenho mais de 20 anos de experiência profissional corporativa como CEO de rede de franquias, executivo, empresário, palestrante, coach e especialista em networking.CEO da República de Negócios, tenho uma grande experiência como executivo com mais de 13 anos no mundo corporativo nas áreas comerciais, estratégicas e em liderança de pessoas. Vivenciei diversos tipos de setores de empresas e projetos nacionais e internacionais.Sou formado em Comunicação Social, pois acredito que a boa comunicação é um dos principais alicerces da sociedade.MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Gestão de Projetos pela FIA, além de Especializações em Sistema de Gestão Lean pela Consultoria Mckinsey, Metodologia Kaizen pela Consultoria Shingijutsu e Inovação com Professor Moyses Simantopb.Idealizei a República de Negócios, pois percebi que há uma lacuna na condução de geração de valor nos relacionamento e network.Sou especialista em networking e idealizador do método Crossnetwork, responsável por uma grande mudança no comportamento de negócios e resultados.Certificado na Metanoia – processo de educação e propósito nos negócios, que visa o equilíbrio e transformação das empresas para a nova era do conhecimento.Mastermind em marketing digital em conjunto com o time do SDA – maior evento de audiência e tráfego de internet do mundo.Idealizador da Mastreclass TDM – The Digital Meeting – grupo especializado na introdução ao Mkt digital e em novos mercados.Certificado como Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching: Personal & Professional Coaching Executive e Business Coaching.Meu propósito de vida é ajudar você a refletir sobre seu momento e ter uma real educação nos negócios.
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