Por que muitas empresas não obtêm o sucesso desejado?

Todas as empresas têm propósitos e objetivos a serem conquistados! Mas toda empresa é formada por pessoas e lidar com pessoas é algo complexo; o ser humano não vem com manual, não é um robô que simplesmente segue regras e procedimentos.

Todas as empresas têm propósitos e objetivos a serem conquistados!

E para conquistar é necessário estipular algumas metas…

Vamos refletir sobre as etapas necessárias para que as empresas tenham sucesso em seus propósitos e objetivos:

  • O primeiro item necessário é que, tanto os proprietários, quanto os colaboradores tenham ciência do cenário atual e desejado;
  • Depois identificar pontos de melhorias, e pontos fortes, analisar as oportunidades, riscos e controles, além de opções de ação que levem as empresas mais próximas dos objetivos.

Os objetivos podem ser diversos como, por exemplo, aumentarem produtividade, eficiência, lucro, diminuírem custos, riscos, reclamações… Seja qual for o objetivo, o próximo passo é o mapeamento!

  • Mapear processos internos, proposta de valor, concorrentes, fornecedores, parceiros, clientes, custos…
  • A próxima etapa é a analise de tudo que foi levantado. Nesta fase é onde surgem as oportunidades de melhoria e inovação dos produtos e serviços prestados.

Ao tomar ciência de onde está e aonde quer chegar, o planejamento fica mais claro.

  • Análise estando pronta segue para o planejamento. Faz parte do planejamento estratégias e ações levando em consideração a missão, visão, valores, objetivos e metas da empresa.

Missão é o motivo pelo qual a empresa existe.

Visão norteia aonde a empresa quer chegar, a visão direciona a trajetória da empresa.

Valores são uma mescla de valores pessoais dos proprietários que geram o modelo de conduta adotado por todos que ali trabalham.

Objetivo é o que se deseja conquistar, podendo ser vários os objetivos, normalmente as empresas dividem os objetivos em curto, médio e longo prazo. Para todos os objetivos são estipuladas metas, que podem ser em tempo, valores, índices, ou seja, precisa ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

  • Planejamento pronto é a hora da ação! Ou seja, a implantação de tudo que foi decidido. Esta implantação deve ser monitorada e revisada constantemente.

Mas agora a pergunta que não quer calar, por que muitas empresas não obtém o sucesso desejado?

A resposta é simples!

Toda empresa é formada por pessoas e lidar com pessoas é algo complexo; o ser humano não vem com manual, não é um robô que simplesmente segue regras e procedimentos…

O ser humano tem muitas habilidades que podem favorecer na sua função, mas também tem muitos desafios a serem superados!

Como já dizia Jung “Ao tocar uma alma humana, seja outra alma humana”!

Não basta ser uma empresa com objetivos bem definidos é preciso que haja uma gestão humanizada, alinhando expectativas, incentivando o desenvolvimento humano e profissional. Desta forma, todos ganham!

Querido leitor gostaria de saber a sua opinião sobre a liderança humanizada, os desafios para cumprir os objetivos e metas, o momento em que estão vivendo… Deixe abaixo os comentários, ou se preferir me envie um email eu terei o maior prazer em ler suas sugestões e pontos de vista. Vamos discutir mais sobre estes assuntos nos próximos artigos?

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
grazielahazeredo@gmail.com

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa