fbpx

Por que é Importante Definir um Posicionamento Profissional?

Entenda a importância do posicionamento profissional para se destacar no mercado. Descubra como criar sua marca pessoal, ganhar notoriedade e ser referência no seu nicho de atuação.

Por que é Importante Definir um Posicionamento Profissional?

Por que é Importante Definir um Posicionamento Profissional?

No mercado competitivo de hoje, assim como as empresas, estabelecer uma posição profissional clara e diferenciada, se torna necessário para se destacar entre os demais profissionais.

O posicionamento profissional, refere-se a como você se posiciona na mente das pessoas.

Para se posicionar você precisa criar a sua marca. Não basta ser é preciso parecer ser!

Muitas vezes vemos excelentes profissionais, que geram valor para as empresas e para as pessoas, mas não tem notoriedade no mercado. Isso porque eles não se apresentam, não geram engajamento, não ganham notoriedade.

Entenda que não basta ter uma formação é preciso se destacar em algo dentro das suas atividades e ser reconhecido por outras pessoas.

É importante estabelecer uma identidade forte e consistente. Isso significa identificar seus pontos fortes, habilidades e conhecimentos e, em seguida, comunicá-los de forma eficaz ao seu público-alvo.

Ao fazer isso, você pode criar uma marca pessoal forte, que ressoe com os outros e mostre seu valor se destacando dos demais profissionais. As pessoas podem enxergar vários profissionais com a mesma formação que você, mas te escolham pelo valor que você oferece, porque sabem que igual a você não existe no mercado.

Mas para que isso aconteça você enquanto profissional precisa dar razões para o seu público te escolher!

Um ponto importante é você entender que tudo em você comunica! Você não consegue controlar o que as pessoas pensam e acham sobre você. Mas você pode sim, controlar o que você quer comunicar para as pessoas.

Os sinais, por meio da comunicação verbal e não verbal, seu currículo, sua atuação, resultados que você apresenta através do seu trabalho, como você interage com as pessoas, seu tom de voz, a segurança que você passa, seus valores e crenças. Tudo isso interfere na sua marca, e contribui para que as pessoas criem um significado na mente delas em relação a você, ao ponto delas te colocarem ou não como prioridade.

Quem você é, de fato, muito maior de como as pessoas te enxergam. Cabe a você escolher o que você quer oferecer para o mercado e como gostaria de ser reconhecido!

Quanto mais você mostrar às pessoas suas habilidades, dons, competências, resultados e sua proposta de valor, mais elas vão enxergar você com notoriedade naquele determinado assunto.

Coloque o holofote onde você acredita que faz sentido para o seu nicho, para o seu público-alvo, pois não adianta ofertar valor para quem não é o seu público, eles podem não te reconhecer…

Definir o seu nicho é uma etapa crucial no posicionamento profissional. Isso envolve a identificação de uma área ou indústria específica na qual você se destaca e tem um conhecimento profundo.

Ao se concentrar em um nicho, você pode se tornar um referencial em seu campo, o que, por sua vez, aumenta sua credibilidade e o diferencia dos outros profissionais.

Definir um posicionamento Profissional no nicho de atuação, a proposta de valor e o que te diferencia dos concorrentes, fará você se diferenciar dos demais.

Gostou do artigo?

Quer saber como definir seu posicionamento e poder se diferenciar dos demais profissionais? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios

Confira também: O Poder das Conexões Humanas: A importância de compartilhar, respeitar e valorizar as diferenças

 

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa