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Por que a Comunicação pode ser comparada com uma orquestra?

Descubra como a comunicação pode ser comparada a uma orquestra e como um orador habilidoso pode impactar pessoas, transformando suas vidas. Saiba mais sobre a arte da oratória e como aprimorá-la para contribuir na criação de um mundo melhor.

Por que a Comunicação pode ser comparada com uma orquestra?

Por que a Comunicação pode ser comparada com uma orquestra?

Goethe, um dos maiores escritores alemães, certa vez disse que:

“A música seria a mais bela das artes se não fosse a oratória”.

Para mim, que sou um apaixonado pela oratória, não posso desprezar o fascínio da música, notadamente aquela feita para acariciar as emoções, estimular a sensibilidade e celebrar a alma.

Gosto de fazer uma analogia da comunicação com uma orquestra,. Como se um orador sozinho tivesse o poder de provocar reações semelhantes àquelas geradas pela música. Normalmente, abordo esse tema perguntando para os meus alunos nos cursos de oratória ou de uma plateia em uma palestra:

O que é necessário para se ter uma orquestra?

As respostas são sempre as mesmas… músicos, a música, instrumentos de sopro, de percussão, de corda, o maestro, a partitura, os instrumentos afinados, um ambiente adequado etc.

Para fechar o cenário, uma música clássica, em um teatro apropriado, todos vestidos elegantemente, muita classe e estilo requintado.

O maestro com toda sua pompa e personalidade impondo em seus movimentos os acordes, despertando os instrumentos que iniciam seus sons magistralmente manipulados pelos músicos, obedecendo a música escrita nas partituras e sentindo a vibração do ambiente, sabendo que cada qual tem um papel e uma responsabilidade e expressando a excelência do seu aprendizado e do seu esforço nos ensaios.

Resultado, nada mais do que encantamento, levando as pessoas que estão ouvindo e vendo, uma elevação espiritual, um aguçar da sensibilidade e mexendo com as emoções, provocando alegria, tristeza, leveza ou uma forte vibração de entusiasmo e vivacidade.

Imaginemos agora um orador…

Um poeta, um líder carismático, um mestre da fala que, com sua habilidade também consegue tocar a alma, a essência, o melhor das pessoas, mexendo com a sensibilidade, com o intelecto, fazendo as pessoas pensarem e sentirem, divertirem-se e ampliando sua percepção para o belo e para uma nova dimensão de realidade, conduzindo-as para a percepção da espiritualidade ou até, por que não, impactando-as para o reforço da coragem para mudanças de atitudes e comportamentos para um vida melhor.

Podemos imaginar os instrumentos de sopro, subdivididos em madeiras e metais, como a flauta, o oboé, a clarinete, o fagote, simbolizando a voz, com suas variações e nuances, com suas pausas, seus sons variados, ora mais graves, ora mais agudos, carregando uma mensagem, um pensamento, um raciocínio, uma proposta, uma informação, um conteúdo, como se fosse uma música com suas variações melódicas.

Avançando um pouco mais, deixando a imaginação fluir, podemos comparar os instrumentos de percussão, como os tímpanos, tambores, bumbos, caixas, xilofones, marimbas, vibrafones e triângulos, com os movimentos do corpo, com os gestos, a postura, com as expressões corporais com seus múltiplos significados e estilos, reforçando o impacto do conteúdo da mensagem com a linguagem corporal, como se fosse uma moldura, fortalecendo a personalidade do orador e conduzindo o ritmo da fala.

Por fim, os instrumentos de corda, como o violino, a viola, o violoncelo, o contrabaixo, a harpa e o piano que podem muito bem simbolizar essa tênue linha de pensamento envolvendo as pessoas na ativação do seu raciocínio e revolucionando os neurônios, criando novas sinapses, ativando a criatividade, transformando conceitos e preconceitos, abrindo espaços para o novo, para a inovação, para enfrentar as preguiças e sair do comodismo para as mudanças ora convenientes, ora necessárias para uma vida melhor.

Um orador sozinho pode se comparar a uma orquestra inteira, transformando o mundo por meio da transformação de pessoas, gerando evolução individual, coletiva, social bem como empresarial em pequena ou grande escala.

A própria orquestra é recheada de um processo intenso de comunicação com toda as sutilezas e complexidade, pois o sucesso de uma orquestra permeado por sinais e recursos de comunicação. Podemos destacar alguns desses tópicos: linguagem, cooperação, expressão emocional, feedback não verbal e ensaio.

Linguagem:

Desempenha um papel vital na comunicação. Assim como a música, por meio da partitura, que fornece a cada músico instruções específicas sobre o que tocar, como tocar e quando tocar. Uma partitura é uma representação visual de uma ideia musical. Ela permite que todos os músicos de uma orquestra se comuniquem e interpretem a música em uníssono.

Cooperação:

Os músicos precisam trabalhar juntos em harmonia durante a apresentação, ouvindo uns aos outros e se adaptando às sutilezas da música. Cada músico contribui para o todo e a qualidade da comunicação entre eles afeta diretamente o resultado da apresentação.

Expressão emocional:

A música tem o poder de provocar emoções profundas e complexas. Assim como um orador ou escritor tenta transmitir emoção por meio de palavras, os regentes e músicos de orquestra têm a tarefa de transmitir emoção por meio da interpretação musical intenção artística da música.

Feedback não verbal:

Em muitas formas de comunicação, o feedback verbal é usado para expressar concordância, desacordo ou conselho. No entanto, ao se comunicar com uma orquestra, o feedback geralmente é transmitido de forma não verbal. Os maestros se comunicam com os músicos durante as apresentações por meio de gestos, expressões faciais e contato visual. Os músicos também observam uns aos outros para ajustar e responder a quaisquer mudanças na interpretação musical.

Prática e ensaio:

A comunicação com uma orquestra requer muita prática e ensaio. Os músicos precisam estar familiarizados com a partitura e entender as intenções do maestro. Por meio dos ensaios, o conjunto desenvolve um senso de coesão e comunicação mútua que aprimora a interpretação musical.

Retomando a afirmação inicial de Goethe, proponho que você pense de que maneiras consegue aprimorar mais e mais essa habilidade. Isso porque será sempre fundamental para seu crescimento e sucesso pessoal, e assim, poder contribuir para transformar o mundo em um mundo cada vez melhor.

Gostou do artigo? Quer saber mais por que a comunicação pode ser comparada como uma orquestra e como ela pode transformar o mundo em um lugar cada vez melhor? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Reinaldo Passadori
https://www.passadori.com.br/

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Reinaldo Passadori é fundador, palestrante e CEO da Passadori – Comunicação, Liderança e Negociação, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University. É idealizador e apresentador do programa Comunicação Executiva, no qual promove entrevistas e debates do mundo corporativo. Com 33 anos de história formou mais de 100.000 pessoas na habilidade da comunicação verbal, não verbal e liderança. É Autor dos livros Comunicação Essencial, As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, Media Training e Quem Não Comunica, Não Lidera.
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