Ponto negro ou folha em branco?

Muitas vezes, focamos nos pontos negros, em nossa percepção e julgamento do que acreditamos ser a tradução da verdade. Que tal mudarmos as lentes? Que tal olharmos a folha em branco?

Certa vez um professor decidiu aplicar uma prova surpresa em seus alunos e, então, lhes entregou uma folha com ponto negro no centro e disse: “Façam uma redação sobre o que veem”. Depois de alguns minutos, todos entregaram os textos e após lê-los o professor disse: “Este teste não será para nota, apenas serve de lição. Ninguém falou sobre a folha em branco, todos centralizaram a atenção no ponto negro”.

Essa história ilustra o que muitas vezes acontece nas equipes. Temos pessoas com muita habilidades, ideias e potencial a ser explorado e desenvolvido, verdadeiros diamantes a serem lapidados, sejam líderes ou membros da equipe. Mas, muitas vezes, focamos nos pontos negros, em nossa percepção e julgamento do que acreditamos ser a tradução da verdade. Digo que buscamos valor na equipe e se esse valor não corresponde a nossas expectativas, simplesmente mudamos as pessoas ou, pior, as tratamos como se não fossem capazes, agimos com indiferença.

Que tal mudarmos as lentes? Que tal olharmos a folha em branco?

Se você é empresário, invista no desenvolvimento de sua equipe. Este é o único caminho para transformar seus colaboradores em guardiões de sua marca, que trabalham por um propósito, com visão de futuro, objetivos e valores claros e compartilhados. Se você é colaborador, invista no seu desenvolvimento comportamental. Esta é a única maneira para lidar melhor consigo mesmo e com os outros. Ser resiliente, perseverante, ter metas claras para a vida pessoal e profissional.

Empresários ou colaboradores, todos buscam a realização e os desafios nos movem para sermos o melhor que podemos ser. Em outras palavras, todos buscam a felicidade (mesmo que por caminhos diferentes). Que tal seguirmos juntos, em equipe?

Para refletir e agir:

  • Quais são as folhas em branco na sua equipe?
  • Como você pode encontrá-las?
  • O que você ganha ao desenvolvê-las?
  • O que você fará para desenvolvê-las?
  • Quais suportes você precisará?
  • Aonde poderá encontrá-los?
  • Qual será o primeiro passo?

Bom trabalho!

Um abraço,

Luciano Viana

Luciano Viana é Coach Individual e de Equipes com Certificação Internacional pela ICC – International Coaching Community, Professor Universitário nas áreas de Negócios e Recursos Humanos e Treinador em Coaching, Desenvolvimento de Líderes e Equipes. Um dos 40 trainers da ICC – International Coaching Community especialmente selecionados e treinados em todo o mundo para formar Coaches no Brasil. Conquistou a Certificação Internacional 6Ds e possui conhecimentos sobre a metodologia das Seis Disciplinas para desenhar experiências completas de aprendizado e desenvolvimento com resultados mensuráveis e foco na estratégia do negócio. Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Gestão de Marketing pelo Insper. Foi empreendedor em agências de comunicação por 10 anos, atendendo clientes nacionais e internacionais nas áreas de Marketing, Evento e Comunicação Corporativa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa