Anúncios

Poder Sobre ou Poder Com? Chefe ou Gestor?

Há pessoas em cargos de gestão sem saber o que é realmente gerir pessoas. Muitos são excelentes técnicos que caem de paraquedas e estão sem nenhum suporte.

A última das liberdades humanas é escolher a própria atitude. (Viktor Frankl)

Existem pessoas em seus negócios ou empresas nas quais trabalham e estão em cargos de gestão sem saber o que é realmente gerir pessoas. Muitos foram ou são excelentes técnicos e caem de paraquedas e estão sem nenhum suporte.

Em várias situações elas acabam por esquecer que as outras pessoas têm as mesmas necessidades que elas.

Na minha percepção uma das habilidades que um líder humanizado ou espiritualizado será importante desenvolver é a EMPATIA. Palavra em voga e que poucos realmente a vivem na sua profundidade.

Ser empático não é se conectar com a mente e sim é uma compreensão do coração. Mas como coração no mundo corporativo? Sim coração, porque através do coração é que realmente nos conectamos com o outro e o mais interessante: todos nós temos essa necessidade.

Eu pessoalmente vivi e continuo vendo líderes que ao falar com seus colaboradores acreditam que serem “sinceros” dizendo o que está errado com eles e muitas vezes na frente dos colegas vai surgir o efeito esperado. Isso porque fomos educados a acreditar que quando as figuras de autoridade dizem que há algo errado, o problema somos nós. O que na minha percepção ele vai fazer, é um grande estrago na relação.

Dessa maneira podemos entrar em duas formas de gestão o Poder Sobre (que reprimi) e o Poder Com (que cria). Marshall no livro A Linguagem da Paz em Um Mundo de Conflitos, nos traz clareza a respeito desses dois conceitos.

Quando utilizamos o poder sobre é que nos sentimos maior e mais importante que o outro. Que temos autoridade sobre o outro e que os resultados só podem ser conseguidos quando o outro se submete. No Poder Sobre eu lembro de uma frase do meu pai e que creio que muitos pais já falaram isso e muitos filhos já ouviram: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”. “Se você tirar nota 10 nas matérias você ganha o prêmio x, y ou z e se tirar nota abaixo de 7 será castigado, porque tem obrigação de estudar, porque não faz mais nada.” “Eu sou seu chefe e se o que eu falo o outro se melindra, é porque ele é mole”. O que essas pessoas acabam por não perceber que o Poder Sobre é fraco porque paga-se um preço por ele. O que as empresas demoram a perceber é o custo que isso causa. Desde a insatisfação geral das pessoas, violências, ações sutis contra o sistema, burnout do chefe, perda de talentos, menor produtividade e resultados. Uma pesquisa mostra que 80% das demissões são causadas por conflitos com o gestor direto. E um estudo recente do Instituto Gallup revelou que as organizações falham ao escolher seus líderes em 82% do tempo, sendo que de cada dez profissionais, apenas um possui talento para liderar.

Já o Poder Com que seria importante todos nós desenvolvermos ou potencializarmos e não só o líder, permite que as pessoas possam agir de boa vontade por terem a clareza da sua contribuição no processo e para o seu próprio bem-estar e de todos. Uma das maneiras de desenvolver o Pode Com é por meio do autoconhecimento, desenvolver habilidades como a empatia, se conectar com a necessidade do outro e que mesmo sendo importante a produção e o resultado o outro tem valor para mim. No Poder Com podemos aprender a avaliar, dar feedback ajudando o outro a perceber a importância da mudança, sem críticas e avaliações de bom e ruim, certo ou errado. Um bom gestor é aquele que inspira, contribui para motivação da equipe, tem desenvolvida a resiliência, constrói relacionamentos gerando confiança, diálogo aberto, transparência, dá feedforward, e conquista o engajamento e comprometimento da equipe. Sabe lidar com a sua vulnerabilidade e com a do outro, tem desenvolvida a empatia, a escuta ativa, reconhecendo as suas necessidades e as do outro, buscando uma solução boa para ambos, sem deixar de vista as metas e os resultados esperados e buscando uma linguagem para uma ação positiva.

Então se você é um líder, acabou de assumir um cargo, abriu seu negócio, busque desenvolver o Poder Com e com certeza você terá uma vida mais feliz, será uma inspiração para muitos, poderá proporcionar um ambiente saudável, com produtividade e resultados acima da média e lembre-se a escolha é só sua.

Wania Moraes Troyano possui MBA em Gestão de Negócios e Coaching, Pós-Graduada em Dinâmicas dos Grupos Administradora de Empresas e Pedagoga, com mais de 30 anos com sólida carreira corporativa em empresas multinacionais e em cargos de gestão e assessoria executiva. Foco em Desenvolvimento Humano, especialista em CNV-Comunicação Não Violenta, Coach em Resiliência, Profissional, Vida e Executivo, Neurocoaching, mentora e supervisora para líderes e coaches, com mais de 1000 horas em processos de Coaching. Facilitadora de Grupos. Especialista nos assessments de Estilos de Liderança e Resiliência. Palestrante e Facilitadora de Grupos. Facilitadora em Barras de Access – Expansão da Consciência. Co-autora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Capítulo Quantos Antes Melhor! Programa Mulheres Poderosas, na alltv.com.br, todas as terças-feiras, 15h00 às 16h00. Voluntária em programas de Jovens Aprendizes.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa