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Planejamento de Marketing: Tudo o que você precisa saber!

Tudo na vida é questão de planejamento, e disso todo Coach sabe bem. Com o Marketing é a mesma coisa: planejar é essencial, te leva a algum lugar. O Coach deve saber exatamente aonde quer chegar, o que está buscando, e essa resposta vai além de um simples “fazer sucesso”. O que fazer então?

Tudo na vida é questão de planejamento, e disso todo Coach sabe bem. Com o marketing é a mesma coisa: planejar é essencial, te leva a algum lugar. Para começar o planejamento de marketing, é necessário se apoiar nos objetivos do plano de negócios e ter como balizador o planejamento financeiro, para saber como direcionar os investimentos. Tendo isso em mente, tenha foco no objetivo e não se desvie dele.

O Coach deve saber exatamente aonde quer chegar, o que está buscando, e essa resposta vai além de um simples “fazer sucesso”. Afinal, como diz a história da Alice, “para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”. Pense no que você deseja especificamente: criar reconhecimento de marca, aumentar faturamento, estar mais próximo dos clientes e prospects? As respostas começam por aí.

Muita gente se pergunta nessa hora: é possível fazer esse planejamento sozinho? Sim, desde que o Coach se empenhe em conhecer os métodos de planejamentos, distribuição de verba, os principais veículos de comunicação e as plataformas que podem ser utilizadas para promover seu serviço.

No entanto, lembre-se de que a terceirização é uma ótima saída, pois é preciso bastante tempo para entender o universo do marketing, seus métodos e meios. Você pode procurar por consultores e especialistas em marketing para a parte de planejamento e reservar um tempo para executar. Ou ir direto a uma agência de comunicação e marketing, que em geral faz o planejamento, a execução e operação dos canais, compra de mídia, produção e publicação dos conteúdos.

Depois disso, é hora de pensar em atingir o público-alvo, conhecendo bem quem é essa persona. Uma vez que forem definidas as estratégias de marketing e comunicação, dialogue com esse público em cada um dos canais, utilizando palavras-chave relacionadas, pelo Adwords, no caso do Google, ou por meio de #hashtags, no caso do Instagram, por exemplo. No Facebook você os atinge por informações de interesse, comportamento e renda, em uma segmentação específica.

No planejamento, você saberá direcionar onde e como a sua verba deve ser investida. Por exemplo, se um coach quer reforçar sua imagem, provavelmente o Facebook, Youtube e Instagram serão ótimas plataformas para esse objetivo. Já se a meta é levar acesso para o site ou conversão direta de leads, talvez Adwords possa contribuir mais.

É fundamental conhecer bem as ferramentas que serão utilizadas, para não jogar dinheiro fora. Não copie estratégias dos outros. Não é porque deu certo com eles que dará com você – de fora não temos a visão do todo, e copiar simplesmente não gera diferencial. Não resolve problemas, você continua sendo mais um. Encontre o que te leva a ser único e aposte nisso! Com certeza é um caminho para o sucesso do seu planejamento de marketing.

Fernando Souza é consultor e professor de Marketing Digital e Comunicação. Publicitário, palestrante e empreteco, atua há mais de 15 anos no mercado digital. Faz parte do corpo de professores no IED e na FIA – Fundação Instituto de Administração, São Paulo Digital School, Mirago e Konfide, entre outras. Já ministrou workshops e palestrou para instituições como Abbott, ESPM, K&C, Shoppings Itaquera e Eldorado, PUC-SP, MIS e ESALQ-USP. Tem no currículo atuações em projetos de marketing e mídias sociais para grupos grandes como Fundação Telefônica, Royal Palm Hotels & Resorts, Ticket Edenred, Abril e Hospital 9 de Julho, entre outros.
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