fbpx

Planejamento de Carreira: iniciar cedo é fundamental

Qual o tempo que você gostaria de estabelecer para atingir uma carreira de sucesso? Para construir uma carreira de sucesso é preciso tempo e muita determinação.

Qual o tempo que você gostaria de estabelecer para atingir uma carreira de sucesso?

Lembre-se que para construir uma carreira de sucesso precisa de tempo e muita determinação.

Cada vez mais, recebo jovens profissionais na busca de Planejamento de Carreira, o que é muito saudável, afinal é fundamental ter um Projeto de Vida, onde estejam alinhados também os seus objetivos pessoais, pautados por seus valores e crenças.

As metas e objetivos devem ser definidos de forma clara, para serem visíveis no horizonte próximo e futuro, e não se perder o foco, com etapas factíveis de serem alcançadas e prazos para cada uma delas.

Ter clareza dos fatores que dependem de você e os de outros, do ambiente, do mercado, permite manter a motivação em alta.

Estabeleça suas metas de forma crescente onde uma leve a outra, inicie pelas formações necessárias, experiências pelas quais precisa passar, tudo é aprendizagem para aquisição de habilidades, tenha foco.

Comemore sempre o que for conquistado, cada meta cumprida é uma motivação para as demais conquistas.

O planejamento não pode ser rígido nem estático, deve passar por revisões, acertos de curso, com tempo suficiente para se consolidar cada etapa, ou pode-se definir prazos de no mínimo 3 meses ou no máximo 6 meses para isso.

Algumas dicas práticas:

✔ Objetivos Claros

Onde você quer chegar e em quanto tempo, definir de forma clara, inclusive visualizar a sua imagem futura, auxilia na sua busca.

✔ Autoconhecimento

Conheça seus valores, suas crenças, seus talentos, defina sua missão de vida, o que lhe dá maior sentido à sua vida, o que te realiza e dá satisfação, e como quer ser lembrado pelas pessoas.

✔ Pontos Fortes X Fraquezas

Descubra aquilo que te diferencia, que é sua moeda mais forte, mas também conheça seus pontos mais vulneráveis e que precisam ser observados sempre, e até mesmo superados.

 ✔ Planejamento Profissional X Pessoal

Além do trabalho, todos nós temos uma vida pessoal, social e familiar, lembre-se o bem mais preciso é sua saúde e as pessoas com quem pode contar sempre, não se distancie de seus valores mais preciosos, eles te diferenciam.

✔ Capacitação

Realize cursos para desenvolver as competências necessárias para sua trajetória e para sua meta final.

Enriqueça seu currículo com Pós-Graduação, MBA, Aperfeiçoamento, desenvolva seu Inglês e outras línguas.

✔ Networking e Relacionamento Digital

Participe de eventos, palestras e feiras onde encontra profissionais de outras empresas, distribua seus cartões.

Participe das redes sociais, mas de forma consciente e responsável em suas postagens, mantenha sua coerência.

Mantenha seu perfil atualizado e detalhado no Linkedin, pode lhe abrir portas.

✔ Qual o seu modelo de Líder?

Identifique os perfis de liderança com os quais você se identifica, pode ser do seu círculo familiar, profissionais do mercado, autoridades e até celebridades, entenda o que os fez se destacarem.

Se possível, tenha um mentor, alguém próximo que você admire, que tenha uma biografia de sucesso, para quem possa pedir conselhos e que te inspire.

✔ Iniciativa e criatividade

Os problemas aos quais você é submetido podem ser de baixa, média ou alta complexidade, mas trate-os sempre com a mesma empolgação e determinação.

Estude os problemas e as soluções e surpreenda sempre.

✔ Você é o empreendedor de sua carreira

Independentemente de estar numa corporação ou na sua própria empresa, lembre-se que você é o gestor de sua própria carreira sempre.

O seu sucesso e o crescimento de sua carreira virão.

✔ Ter um plano “B” é prudente

E se algo não der certo?

A verdade é que existem situações sobre as quais não temos controle, por isso mantenha o otimismo e o bom humor em alta, pense que sempre terá a possibilidade de rever uma situação não esperada, desde que esteja preparado para isso, desenvolva a Resiliência.

O que você conquistou será sempre seu, parte de sua bagagem, use-o da melhor forma possível.

Mas a dica de ouro é: mantenha-se integro e ético, nada que conquistou terá real valor se não alcançar a sabedoria e a felicidade.

“Tente não se tornar uma pessoa de sucesso, mas sim se transformar em uma pessoa de valor”
(Albert Einstein)

Natalia Marques Antunes
Master Coach (Life  amp; Self – Sistema ISOR), Psicóloga Clínica e Palestrante Especialista em Saúde Organizacional

Natalia Marques é Psicóloga Clínica, Coach e Palestrante. Formada em Psicologia pela FMU (1981) e em Coaching/ Mentoring Life & Self-Instituto Holos, possui pós-graduação em Recursos Humanos pela FECAP. Tem curso de Meditação Chan do Templo Zu Lai em Cotia. Como Psicóloga Clínica realiza atendimento Psicoterápico de base Psicanalítica, trabalha os sintomas de Estresse, Ansiedade, Depressão, Fobias, Síndrome do Pânico, Síndrome de Burnout, Conflitos Pessoais e Profissionais. É Coach de Desenvolvimento Pessoal, ajuda pessoas a atingirem seus objetivos e metas pessoais e profissionais, para se tornarem mais felizes. Especialista em Saúde Organizacional e Ocupacional, atua ainda como palestrante em temas de saúde, resiliência, trabalho, carreira e pós carreira. Associada da ABRH, ISMA Brasil e SOBRARE. É coautora no livro “Planejamento Estratégico para a Vida”, onde trata o tema da “Resiliência”.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa