fbpx

Planejamento da carreira deve levar em conta os sonhos!

Já pensou que ter um sonho bem definido pode ser o norte que você precisa para planejar sua vida profissional? Sempre que pensar em um aumento de salário ou mudar de emprego, tenha um motivo claro: seus sonhos.

Com o cenário delicado de um país instável, o mercado profissional sofre as consequências. Diversas pessoas perdendo seus empregos e muitas outras com medo do que está por vir. Algumas se rendem ao desespero e ficam inertes diante da situação; outras encaram o momento como uma oportunidade de mudança.

E a pergunta que fica é: de qual lado você está? Se for do primeiro, já passou da hora de pensar diferente, se mexer e ir atrás do prejuízo. Se for do segundo, talvez você ainda tenha dúvidas sobre como fazer isso. E um dos caminhos que indico é o da reeducação financeira, aprendendo a lidar da maneira correta com as finanças e, mais importante que isso, ter objetivos de vida.

Afinal de contas, são eles que nos fazem ter disciplina para segurar os gastos supérfluos e determinação para seguir em frente mesmo com os obstáculos. Já parou para pensar que ter um sonho bem definido pode ser o norte que você precisa para planejar sua vida profissional? Quero dizer com isso que sempre que pensar em pedir um aumento de salário ou mudar de emprego, deve ter um motivo claro para isso, e este deve ser a realização de um sonho – ou vários, de preferência.

Quando nos educamos financeiramente, aprendemos a seguinte lógica: analisar o cenário atual, mudar o comportamento enraizado, priorizar os objetivos de vida e poupar/investir. O mesmo pode se aplicar ao planejamento da carreira. Analisar a situação, relacionando os prós e contras, dar o primeiro passo para sair da zona de conforto, refletir sobre o que quer alcançar daqui para frente (objetivos materiais e não materiais) e começar a investir nessa ideia.

O momento é outro sim e a crise está afetando todos os lados, mas ficar parado é a pior solução. É hora de buscar se aprimorar, fazer novos cursos, assistir palestras – ainda que sejam gratuitos. Ter diferencial sempre foi o melhor caminho e continua sendo, ainda mais em tempos como esse. As oportunidades estão aí para quem vai atrás.

O processo é simples, mas precisa de foco para segui-lo. E nada pode ser mais eficaz do que a garantia de ter seus sonhos realizados, não é mesmo? Então, comece agora mesmo a mudança. Pense bastante sobre onde você quer chegar e quais objetivos de vida quer atingir. Informe-se mais, leia livros e artigos sobre educação financeira e mãos à obra. Só depende de você!

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa