Anúncios

Pessoas felizes se conectam

A conexão é o elemento essencial para que as pessoas sejam mais humanas e trabalhem melhor em equipe, ouçam mais a si mesmas e aos outros, não julguem, busquem a troca, o envolvimento e o aprendizado.

Olá, eu sou o Luciano Viana. Seja bem-vindo à coluna “Coaching de Equipes”. É com alegria que aceitei o convite da Cloud Coaching para escrever e trocar experiências com você sobre esse tema que encanta a muitos e desafia líderes e empresas na conquista de seus objetivos.

Como vamos nos encontrar por aqui a cada quinze dias, nada melhor que compartilhar um pouco sobre mim. E, creio que a melhor maneira de começar é dizendo que “sou um paulista de alma mineira”. Paulista porque nasci, cresci e moro em São Paulo. Mineiro porque lá estão as minhas raízes, um lugar que me ensina a cada momento o valor das coisas simples da vida, como apreciar e viver a natureza, comer uma deliciosa broa de milho, tomar um “cafezim” e conversar.

Sou um apaixonado por pessoas e tomei consciência disso por meio do Coaching. Quando fiz minha formação percebi que em todas as coisas que já fiz na vida as pessoas estavam presentes. Desde os aprendizados de quando trabalhei na área de saúde, os conhecimentos de quando me formei em Relações Públicas, a realização do sonho de fazer um intercâmbio para o Canadá, a satisfação de ensinar Inglês e ajudar muitas pessoas a atingirem a meta de falar um segundo idioma, as experiências como empreendedor nas áreas marketing, eventos, comunicação e o encanto e realização de ajudar as pessoas a desenvolverem habilidades, competências e serem o melhor que podem ser com a ajuda do Coaching.

Nesta coluna, meu objetivo é lhe ajudar a trabalhar melhor em equipe e compartilhar ideias de como desenvolvê-las, entendendo como o Coaching é utilizado para formar equipes com objetivos e valores em comum, a extrair o melhor de cada membro da equipe, transformar conflitos em oportunidades de aprendizado, criar ambientes alegres, criativos, inovadores e com pessoas engajadas.

Lembre-se: CO-CRIAÇÃO é a base do trabalho em equipe. Em outras palavras: todos os comentários, dicas, trocas, testemunhos, experiências, sugestões são muito bem- vindos!

Neste primeiro artigo vamos falar sobre conexão. Boa leitura e até a próxima!

Pessoas felizes se conectam

A verdadeira missão do ser humano é ser humano

Em busca de um presente para a minha afilhada Helena Vitória (uma linda bebê de 8 meses que mora em Minas Gerais… Que padrinho coruja! rs), conheci uma livraria diferente em São Paulo, uma livraria para crianças, que agrada muito aos adultos também. Os livros são um convite à criatividade e diversão. As atividades envolvem educadores, pais e crianças, o ambiente é alegre e inspirador. E foi lá que vi a frase “A verdadeira missão do ser humano é ser humano”. Lembrei dessa frase porque acredito que a conexão é o elemento essencial para que as pessoas sejam mais humanas e trabalhem melhor em equipe, ouçam mais a si mesmas e aos outros, não julguem, busquem o envolvimento, a troca e o aprendizado.

Ser mais humano pressupõe olhar para o outro e ter a certeza de que há muito potencial a ser explorado, é saber que o erro é caminho para o aprendizado, é ter a certeza de que por trás de um semblante triste, preocupado, há alguém que precisa de ajuda, é pedir desculpas, não julgar, saber ouvir, agradecer, reconhecer seus limites, ser humilde.

Creio que há um bom número de pessoas que são humanas em sua essência, mas que se deixam levar pelas peculiaridades do “mundo moderno” e perdem a sensibilidade de perceber o outro. Elas se relacionam, mas não se envolvem. Falam, mas não ouvem. Opinam, mas não recebem sugestões. Julgam, mas não colaboram…

Essa constatação me deixou inquieto, o que me impulsiona a despertar a consciência das empresas sobre a importância de investir no desenvolvimento das pessoas, das equipes, e encontrei no Coaching de Equipes uma eficiente maneira de ajudar os líderes e empresas nesse desafio.

É sobre este encantador e desafiador tema que trocaremos muitas experiências por aqui. Afinal de contas, o único caminho para sermos mais humanos é a conexão e, por coincidência, o caminho para a conexão é ser mais humano!

“Como seres humanos, nossa grandeza não está tanto em sermos capazes de refazer o mundo… mas em sermos capazes de refazer a nós mesmos.” Mahatma Gandhi.

Um abraço!

Luciano Viana

Luciano Viana é Coach Individual e de Equipes com Certificação Internacional pela ICC – International Coaching Community, Professor Universitário nas áreas de Negócios e Recursos Humanos e Treinador em Coaching, Desenvolvimento de Líderes e Equipes. Um dos 40 trainers da ICC – International Coaching Community especialmente selecionados e treinados em todo o mundo para formar Coaches no Brasil. Conquistou a Certificação Internacional 6Ds e possui conhecimentos sobre a metodologia das Seis Disciplinas para desenhar experiências completas de aprendizado e desenvolvimento com resultados mensuráveis e foco na estratégia do negócio. Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Gestão de Marketing pelo Insper. Foi empreendedor em agências de comunicação por 10 anos, atendendo clientes nacionais e internacionais nas áreas de Marketing, Evento e Comunicação Corporativa.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa