Anúncios

Pesquisa confirma: falta de educação financeira afeta a produtividade nas empresas

Pesquisa inédita com profissionais de RH mostra que os funcionários menos produtivos são os que têm algum tipo de dificuldade financeira.

Já tive a oportunidade de comentar aqui sobre a importância da educação financeira nas empresas e, de fato, ela impacta diretamente na produtividade e nos resultados dos colaboradores. Para chancelar essa visão, será divulgada durante o CONARH 2019, na capital paulista, uma pesquisa inédita com profissionais de RH de 100 empresas em 10 estados brasileiros.

O levantamento é fruto de um trabalho desenvolvido pelo Instituto Axxus, a Unicamp e a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), e mostra que quase a totalidade dos profissionais de RH ouvidos (96%), acreditam que os funcionários menos produtivos são os que têm algum tipo de dificuldade financeira. Por outro lado, 87% das empresas afirmam desconhecer a realidade financeira de seus funcionários, algo muito preocupante, uma vez que esse tema é fundamental de ser discutido no ambiente corporativo.

O grande desafio é trazer essa realidade à tona e mostrar que é possível reverter situações adversas de baixa produtividade, absenteísmo, demissões, desatenção e até mesmo problemas de saúde. A educação financeira tem esse poder de mudar o comportamento de toda a empresa, um trabalho em conjunto com a área de Recursos Humanos, que direciona diversas atividades a seus colaboradores, entre elas: cursos, workshops, livros, oficinas com as famílias, testes de perfil com direcionamento de resultados e terapias financeiras.

Ou seja, existem vários caminhos para alcançar um ambiente mais saudável financeiramente dentro de uma empresa, colhendo resultados positivos não apenas para os funcionários, mas também para as empresas. Sendo assim, a pesquisa também revela que 56% das empresas já realizaram ações relacionadas à educação financeira, mesmo que pontuais. Destas, 94% afirmaram que houve melhorias de resultados por parte dos colaboradores.

Por fim, gostaria de convidar os leitores da Cloud Coaching a fazerem uma visita ao stand da DSOP Educação Financeira no CONARH, que começa nesta terça-feira (13) e vai até quinta-feira (15), no São Paulo Expo, na capital paulista. Além de falar um pouco mais sobre o tema, também iremos distribuir testes de perfil financeiro gratuitos para que os profissionais de RH possam aplicá-los em suas empresas e conhecer melhor a realidade financeira de seus colaboradores.

Hoje (13) também irei palestrar na Arena Gympass, falando sobre o meu mais recente projeto, Empreenda seu Ser Pessoal e Profissional, a partir das 13h15. Espero vocês lá!

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa