Anúncios

Pesquisa aponta impacto da saída de baby boomers do mercado de trabalho

Saída de baby boomers da força de trabalho preocupa 9 em cada 10 líderes brasileiros.

Saída de baby boomers da força de trabalho preocupa 9 em cada 10 líderes brasileiros

Para combater o impacto nas habilidades disponíveis, empresas apostam em formar equipes de diferentes gerações, aponta pesquisa da Robert Half.

A possibilidade de que os profissionais baby boomers, nascidos entre 1945 e 1960, deixem a força de trabalho preocupa os líderes empresariais brasileiros. O impacto no conjunto de habilidades disponíveis na empresa com a saída dos colaboradores dessa geração preocupa 9 em cada 10 executivos, sendo que 34% deles se dizem “muito preocupados” e outros 56% estão “um pouco preocupados”. Os dados fazem parte de pesquisa realizada pela Robert Half, com 508 executivos, no Brasil.

As principais medidas apontadas pelos líderes para garantir que o conhecimento da geração baby boomer não se perca, mesmo com a aposentadoria dos profissionais, são:

  • Desenvolvimento de equipes de diferentes gerações (resposta de 59% dos entrevistados);
  • Organização de sessões de treinamento com todos os colaboradores (53%);
  • Criação de programas de mentoria e coaching (52%);
  • Implementação de plataforma online em que todos podem compartilhar suas experiências (40%);
  • Mapear o sucesso de projetos anteriores por meio de um sistema especial (38%).

No Blog da Robert Half é possível encontrar artigos e orientações sobre as diferentes gerações no mercado de trabalho:

  • Geração Z: características, desafios e necessidades;
  • Como lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho?
  • Como contratar a Geração Z.

* com o apoio da Robert Half

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa