fbpx

Perfil de Liderança – Eva e Noé

Um líder que não se responsabiliza pelo resultado da suas escolhas, não terá a confiança da equipe para ajudá-los a conquistar os resultados.

responsabilidade pelas escolhas

Perfil de Liderança – Eva e Noé

No nosso artigo de hoje, vamos observar que as escolhas para um líder nos mostram se somos proativos ou reativos. Pois, quando fazemos escolhas, precisamos de qualquer forma assumir a responsabilidade por elas.

Um líder que não se responsabiliza pelo resultado da suas escolhas, não terá a confiança da equipe para ajudá-los a conquistar os resultados. Mesmo que esses não sejam os esperados. Quando reconhecemos no líder que ele se responsabiliza pelo fracasso, sabemos que além de tudo tem integridade e proatividade. Desse modo, podemos dizer que fazemos parte de uma equipe que tem um líder.

Nesse artigo, então veremos dois exemplos de Líderes que aprenderam com o fracasso. E a justiça vem por causa da integridade, escolhas, responsabilidade e credibilidade, assim o Dr. Maxwell descreve suas histórias.

Eva – Uma Líder que aprendeu do fracasso:

“Deus criou Eva para preencher uma necessidade não suprida no mundo perfeito de Adão nos demais aspectos. Vivia num ambiente destituído de dor, preocupação e pecado. Mas suas emoções instáveis transformaram a obediência em uma luta. Em dado momento, Eva influenciou Adão para que partilhasse do pecado. Sua escolha de seguir Satanás ao invés de seguir Deus levou assim a consequências devastadoras, as quais continuam nos atormentando até hoje.

Eva trocou uma vida sem dor por um ambiente hostil e até mesmo brutal. Apesar disso, posteriormente demonstrou na sua vida, habilidade de recuperar-se do fracasso e seguir em frente. Restabeleceu seu relacionamento com Deus. E, quando seu primeiro filho nasceu, reconheceu sua dependência de Deus. Embora as Escrituras não comentarem suas habilidades maternas, elas indicam que Caim desenvolveu um espírito rancoroso e ciumento. Em consequência, Eva tornou-se a primeira mãe a suportar a dor de ter um filho assassinado.

Eva não usou a sua dor como escusa para rejeitar a Deus ou questioná-lo, como o havia feito no jardim. Ela também não permitiu que uma raiz de amargura brotasse em seu coração. Quando Deus lhe deu o filho Sete, ela expressou sua gratidão por essa nova vida. No final das contas, Eva tornou-se representante de uma forte líder. Pronta para aceitar a responsabilidade e as consequências de suas escolhas. E disposta a aprender com os seus erros.”

Noé – Um homem justo:

“A justiça, o estilo de vida moralmente virtuoso concedido pelo além, qualifica uma pessoa a liderar o povo de Deus.

Noé, homem a quem Deus escolheu para resgatar a raça humana da extinção, demonstrou exatamente esse tipo de justiça.

A humanidade havia se tornado tão má, que Deus jurou destruir os seres humanos e todas as coisas viventes na Terra (Gn. 6.7). Porém o anúncio do juízo de Deus não chegou desacompanhado de esperança. Deus encarregou Noé para ajudar a salvar os remanescentes.

Deus não escolheu Noé a esmo. Ele sabe com quem pode contar para realizar as coisas. E não é necessariamente a pessoa mais habilitada, mais talentosa ou destacada na sociedade. Pelo contrário, é a pessoa que diariamente anda com Deus. A pessoa que ouve a voz de Deus e segue a liderança de Deus. Noé era um homem exatamente assim.

Sem dúvida, Noé teve suas fraquezas e defeitos. Mas ele andava com Deus. E esse andar íntimo com Deus o tornou justo diante do Senhor (Gn. 6.9). A justiça qualificou Noé para que fosse instrumento de Deus para salvar a raça humana da aniquilação. E a insistência de Noé fez com que ele e seus entes queridos fossem poupados da morte certa.

Noé continua sendo exemplo do tipo de pessoa que Deus deseja usar. Deus não mudou. E, mesmo agora, Ele está em busca de líderes justos que podem ajudá-lo a mudar o mundo.”

Bem, meus amigos, se Deus está buscando líderes como Noé, imaginem nossas organizações. Elas estão buscando líderes que consigam, realmente, montar equipes de alto desempenho e resultado de fato.

Me parece, que está ficando cada vez mais difícil de encontrar líderes com essas competências de fato.

Com esse artigo, pense nisso, então veja se você líder tem características como essa!

Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/

Confira também: Lições de Liderança com a Bíblia por John Maxwell

 

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa