fbpx

Perfil comportamental e as crenças limitantes

Ao utilizar a metodologia de análise de perfil comportamental é muito importante tomar cuidado com estereótipos de perfil e algumas crenças que podem prejudicar pessoas e resultados.

Ao utilizar a metodologia de análise de perfil comportamental é muito importante tomar cuidado com estereótipos de perfil e algumas crenças que podem comprometer a qualidade do uso destes conceitos, o que pode prejudicar pessoas e resultados. Abaixo listamos algumas destas crenças, que podem atrapalhar a vida das pessoas e performance das empresas:

  • Para ser líder é necessário ser dominante;
  • Quem tem baixa dominância não tem iniciativa;
  • Para ser simpático e sociável é necessária uma alta influência;
  • Pessoas de alta influência são falsos e bons de bico;
  • Quem possui alta estabilidade é resistente a mudanças;
  • Para ser bem-sucedido é necessário ser multitarefa, ou seja, ter uma baixa estabilidade;
  • Pessoas com alta conformidade são chatas e “cricas”;
  • Pessoas com baixa conformidade não são confiáveis.

Evidentemente, as frases acima não são verdadeiras, apesar de algumas pessoas que utilizam a metodologia de análises comportamentais crerem nelas. Ferramentas de assessment devem ser usadas para valorizar, engrandecer e desenvolver os outros, levar bons sentimentos e sensações, não para diminuir e já de início colocar limites nos outros.

Um dos norteadores mais fortes e significativos para quem utiliza estas ferramentas é a neutralidade dos conceitos, nenhum fator, alto ou baixo, é melhor ou pior do que outro. Todos possuem qualidades na mesma quantidade e intensidade. Entender que um gráfico comportamental é apenas uma parte e saber a relevância de conhecer outras dimensões da personalidade, assim como a história de vida e o momento que a pessoa está vivendo é imprescindível.

Alexandre Ribas teve o seu primeiro contato com consultoria em 1996, conduziu seu primeiro treinamento em 1997, tornou-se empreendedor em 1998 e abriu a sua empresa de consultoria em 2001. Fundador da Sociedade Brasileira de Consultores, presidente da TTI Success Insights Brasil, proprietário da Venko Consulting e Success For You Editora. Já atendeu mais de 1000 consultores, coaches, treinadores, head hunters e palestrantes no Brasil e possui uma valiosa rede de contato em diversos países. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa