Perdeu o Emprego? Ganhou uma oportunidade!

Hoje fui demitido, não sei o que fazer? No meu lugar o que você faria? Quem trabalha com Coaching tem escutado com bastante frequência estas frases! A demissão é uma oportunidade fantástica para dar uma parada e rever ou reafirmar o caminho, a direção e o motivo das nossas escolhas.

2566
2566

Hoje fui demitido, não sei o que fazer? No meu lugar o que você faria?

Quem trabalha com Coaching tem escutado com bastante frequência estas frases acima!

Mas quem é realmente Coach sabe que esta resposta não é dada por nós, bem como não arrumamos currículos e nem recolocação, mas como a nossa atuação é nova no Brasil ainda existem muitas confusões! E eu acredito e digo para os meus coachees que a demissão é uma oportunidade fantástica para dar uma parada e rever ou reafirmar o caminho, a direção e o motivo das nossas escolhas.

Gosto da analogia com um veleiro. Quando estamos velejando e o vento para, temos a possibilidade de limpar o barco, jogar o lixo fora, arrumar as gavetas, olhar para o horizonte e nos certificarmos sobre qual a direção para onde apontaremos as velas quando o vento voltar (não velejo e tampouco sei os nomes exatos, me perdoem os velejadores, é só uma analogia, ok?) é exatamente isso que nós coaches podemos oferecer aos nossos clientes neste momento: Reflexão e Ação!

  • Entender o motivo real do desligamento. Por que você?
  • O que você gostava e não gostava de fazer na função que exercia?
  • O que você gosta de fazer e não tem feito?
  • Quais são os seus valores inegociáveis? Do que você não abre mão?
  • Seu propósito?
  • Qual o significado do trabalho na sua vida atual? E no futuro?

E com estas informações temos uma boa bagagem para definir um novo objetivo com um plano de ação detalhado prevendo os obstáculos que poderão surgir no caminho.

O trabalho que cabe ao Coach é esse, propor questões que gerem reflexão, que ampliem a visão do Coachee sobre o seu futuro desejado.

“Nada posso lhe oferecer que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagem, além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.”
(Hermann Hesse)

Um abraço,

Mariane Ortiz
Coach Executiva

⚙️ Busca Coach
Convidado Especial do Busca Coach é a coluna reservada especialmente para os melhores artigos dos membros inscritos no Busca Coach, o maior diretório de Coaches do Brasil. Obtenha mais informações sobre os benefícios desta nova plataforma, clique no link abaixo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...