fbpx

Aprenda como lidar como os sabotadores da Inteligência Emocional

Você está usando seu pensamento sábio ou pensamento crítico para lidar com os sabotadores da sua Inteligência Emocional? Aprenda a usar o seu pensamento sábio para lidar com os seus sabotadores.

Pensamento Sábio ou Pensamento Crítico: Aprenda como lidar com os Sabotadores da Inteligência Emocional

Aprenda como lidar com os Sabotadores da Inteligência Emocional
Você está usando seu pensamento sábio ou pensamento crítico para lidar com os sabotadores da sua inteligência emocional?

Como citei no artigo de abril “Você tem consciência dos seus sabotadores?”, Shirzad Chamine, em seu livro Inteligência Positiva, diz que quando chegamos à idade adulta, os sabotadores se tornam habitantes invisíveis da nossa mente. Nem sabemos que existem. E se não os removermos da nossa mente, os sabotadores limitam nossa liberdade mental e emocional, engessando nossos pensamentos.

Sabotadores são padrões mentais que permeiam nossos pensamentos e ditam como devemos pensar e fazer escolhas em nossas vidas. E o principal de todos os sabotadores é o famoso “Crítico”.

Quando ele aparece, se traveste de seu amigo induzindo você a acreditar que se ouvi-lo e segui-lo, você estará no bom caminho e salvo de possíveis riscos e ameaças da vida. Esse sabotador exige muito de você.

Então volto a perguntar: Você sabe usar seu pensamento sábio para lidar com você e com os outros? Quando você muda para o pensamento sábio, então você terá acesso aos cinco poderes que emanam de sua sabedoria.

Vamos às dicas de Chamine, a saber:

Dica 1Tenha empatia com você mesmo e com os outros.

Eu sei que é difícil ser empático com você, ter compaixão por si e perdoar-se por algo que fez e não se sentiu confortável. Sabe quem atrapalha? É o Crítico que interfere e briga com seu pensamento sábio para que você se proteja e não permita que você se confronte com as suas próprias fragilidades. E aí o Crítico vai lhe dizer que empatia é para os “fracos”.

Quando sua reserva emocional estiver baixa, a empatia vai recarregar suas “baterias” através da compreensão e do perdão. Só assim, você ter forças para agir e desafiar os pensamentos distorcidos da sua mente.

Dica 2A pergunta do sábio é: O que mais posso descobrir além do que o crítico está dizendo?

Explore o pensamento crítico, explore a situação conflitante. Seja curioso pelo que está sendo explorado. Certamente você encontrará outras respostas mais livres de distorções dos sabotadores. Aliás, quando você se aprofunda na análise da situação, você vai gradativamente enfraquecendo a força do pensamento crítico e ampliando a força do pensamento sábio. Eu sei que é difícil explorar uma situação para encontrar outras alternativas de solução pois o Crítico coloca você para, ao invés de explorar, prever o passo seguinte de uma conversa ou provar apenas que o outro está errado. Quando o outro fala, seu crítico não permite que você escute verdadeiramente, ao contrário, te coloca em posição de defesa para contra argumentar e provar que o outro está errado.

Dica 3A pergunta do sábio aqui é: Qual é o modo completamente novo de fazer isso?

Enquanto o poder de explorar procura descobrir o que é, o poder de inovar quer inventar o que não é. Assim, usando o poder de inovar, você pode descobrir novas formas de enxergar uma situação e não permitir que seu crítico vença e faça você sofrer e ficar preso a uma única resposta limitante.

Dica 4Navegue em vários caminhos

E escolha a melhor alternativa com base em uma consistente bússola interna coordenada pelos seus valores ou com base no que lhe dá significado e sentido de vida.

Eu sei que não é fácil e que os nossos sabotadores vão tentar de toda forma colocar em nossa bússola interna a culpa, a obrigação e tentar nos levar para um caminho menos arriscado, ou nos levar para um caminho longe de conflitos. Esses critérios da de navegação podem agradar aos seus sabotadores, mas não resultarão no seu melhor curso de ações.

Dica 5Ative e vá à ação, e não permita que a passividade e a falta de ambição o leve à acomodação e resignação.

Você precisa usar o poder da ativação do sábio, quando você sabe que rumo de ações deseja tomar. Esse poder permite que você se coloque em ação sem a procrastinação, a distração e nem a interferência que os sabotadores provocam.

Seja inteligente, traga seus sabotadores para sua consciência e liga o pensamento sábio para dominar seu Crítico. Assim, você se sentirá livre para escolher e navegar pelos vários e possíveis caminhos que o levarão ao ponto que você deseja atingir, aquele ponto que lhe dê significado e sentido para sua vida.

Bem, com este artigo, termino a minha trilogia sobre os sabotadores da nossa mente, pois foi esse tema que falei nos dois últimos artigos que aqui escrevi.

Se você quer se aprofundar mais nos seus sabotadores e aprender como usar sua sabedoria para neutralizá-los, minha sugestão é ler a obra de SHIRZAD CHAMINE, INTELIGÊNCIA POSITIVA.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como acessar os cinco poderes que emanam de sua sabedoria e lidar com os sabotadores da sua inteligência emocional? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Vera Martins
https://vera-martins.com/

Confira também: Sabotador Crítico: Como Você lida com o seu?

 

Vera Martins Author
Vera Martins é autora dos livros: “Seja Assertivo!” e “O Emocional Inteligente”. Trabalhou por 21 anos como Executiva em Recursos Humanos e há 18 anos atua em consultoria de desenvolvimento humano. É educadora com especialização em desenvolvimento de pessoas. Possui mestrado em Comunicação e especialização em Medicina Comportamental.Atua como coach, palestrante, facilitadora de seminários e professora de universidades, tais como: Fundação Vanzolini e Escola de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em cursos de pós-graduação.Através de intensos estudos e publicação dos seus livros tornou-se precursora da competência Assertividade e especialista em comunicação e inteligência emocional. Por isso, vem atuando fortemente nos diversos níveis profissionais nas empresas, em competências que envolvam a comunicação relacional, tais como: Estratégias de Negociação, Gestão de Conflitos, Comunicação e Influência, Liderança Assertiva, Inteligência Emocional, Coaching, Gestão de Pessoas, Formação de times e competências correlatas. É fundadora da Assertiva Educação e Cultura.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa