fbpx

Páscoa: Saiba como Economizar para não comprometer o orçamento

Orientações para que você não se deixe levar pelas compras por impulso e acabe desequilibrando o seu orçamento. Além dos ovos, há muitos gastos na ceia, portanto, o cuidado deve ser redobrado.

388
388

A Páscoa está chegando e mais uma vez os preços devem subir. Segundo cálculos da Associação Paulista de Supermercados (Apas), os ovos de chocolate ficarão 5% mais caros neste ano, isso por conta da alta nos valores dos insumos, principalmente o chocolate, que nos últimos 12 meses encareceu 5,62%.

Diante dessa realidade, quero trazer algumas orientações para que você não se deixe levar pelas compras por impulso e acabe desequilibrando o seu orçamento para os próximos meses. Lembrando também que, além dos ovos de Páscoa, há muitos gastos na ceia, portanto, o cuidado deve ser redobrado.

Em relação aos ovos de Páscoa, o primeiro passo é pesquisar e, se possível, visitar várias lojas, pois mesmo que os preços tenham subido, é possível encontrar uma diferença enorme entre o valor de um ovo da mesma marca e, dependendo do caso, isso pode superar os 400%, o que, sem dúvida, vai pesar no bolso na compra de uma unidade e ainda mais se forem vários para toda a família, por exemplo.

Lembre-se que esse é um produto perecível e que muito provavelmente irá durar pouco tempo, talvez até um dia se tratando de crianças, portanto reflita e analise se o seu orçamento permite comprar um produto caro e fuja das decisões tomadas por impulso. Além disso, nem sempre é possível e necessário presentear todas as pessoas, por isso, veja quem realmente é importante e que irá dar valor ao seu presente, assim você evita o desperdício e economiza ao mesmo tempo.

Outro ponto que também costuma gerar economia é trocar os ovos de marcas famosas pelos caseiros, que são mais baratos e também são uma ótima oportunidade para valorizar o trabalho de amigos e conhecidos, que se dedicam muito nessa época do ano.

Ceia sem dívidas

Já falando da ceia de Páscoa, o ideal é ter tranquilidade para fazer as compras e também pesquisar preços, já que nos dias que antecedem a data os preços vão nas alturas e o fluxo de pessoas também é grande, fazendo com que a pressa seja um grande motivo para pagar mais caro.

O desperdício em celebrações como essa também costuma ser frequente, portanto confirme quantas pessoas realmente irão participar da ceia para evitar ao máximo as sobras, já que, além de ser um dinheiro jogado fora, o problema de desperdício de comida no país e no mundo também é uma realidade, portanto podemos fazer a nossa parte e contribuir com atitudes como essa.

Caso seja o anfitrião desta ceia, veja se é possível dividir essas despesas entre os amigos e familiares, combinando de cada pessoa levar um prato ou bebida, com isso você economiza e também leva mais variedade de pratos para a sua mesa.

Por fim, lembre-se de que a Páscoa é uma data para celebrar a união e a esperança, portanto o mais importante é confraternizar com a sua família e com os seus amigos e aproveitar esses momentos com quem nós amamos. Boa Páscoa!

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...